domingo, 20 de outubro de 2013

Cidadão pode ter várias identidades

  http://www.navegandonaweb.com/wp-content/uploads/2013/02/segunda-via-rg.jpg
Um mesmo nome, mas com 27 carteiras de identidade com números de registro diferentes. Parece absurdo, mas é possível. Por não existir um cadastro nacional, fica à competência de cada estado o controle do Registro Geral (RG) dos cidadãos brasileiros, apesar da validação do documento para todo o território nacional.  A falta de comunicação entre as unidades federativas abre brecha para uma série de crimes. A fragilidade se deve, principalmente, a carência de digitalização e unificação de um sistema informacional único para todo o país.
O Rio Grande do Norte também está a mercê da desordem nacional. Se um indivíduo que tem um RG de outro estado, perder o documento e precisar de uma segunda via, não tem como conseguir uma segunda via aqui no Rio Grande do Norte. Caso queira uma carteira de identidade, deverá fazer uma primeira via com um novo número de registro.  Arthur Luíz Silveira, 18, estudante, nasceu em Mato Grosso e há cerca de três anos mora em Natal. Recentemente, foi assaltado, quando levaram sua bolsa e documentos, incluindo a carteira de identidade. Para não perder a prova do Enem, que pede o documento como identificação, tentou fazer uma segunda via do RG com a cópia do antigo. Não conseguiu. Foi informado no Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP), que teria que fazer uma nova via.  Agora, Artur Luís Silveira tem dois registros de identificação, um no Mato Grosso e outro no Rio Grande do Norte.Ludmila Jammal, subcoordenadora de identificação do ITEP, explica que por falta da digitalização dos documentos e de um sistema único de dados, os estados não integram suas bases de dados. “Na lei, todo cidadão tem o direito de tirar um registro em qualquer lugar que esteja”, afirma.

O Registro Geral é o principal documento do brasileiro. É utilizado como identificação oficial. Abertura de conta bancária, matrícula em entidades estudantis, negociações comerciais, comprovação do histórico civil criminal, inscrição em programas de assistência social são apenas alguns exemplos de erviços que só são iniciados a partir da carteira de identidade. O RG é expedido pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado do Brasil. A Lei Federal N° 7.116, de 29 de agosto de 1983, é quem assegura a validade nacional das Carteiras de Identidade e regula sua expedição. Ela determina que apenas é necessário a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento fazer o RG. De acordo com a lei, “não será exigida do interessado a apresentação de qualquer outro documento”.

A frouxa exigência permite inusitadas situações. Se a pessoa for tirar a primeira via   e levar a certidão de nascimento de outra pessoa não há como comprovar a falsa identificação. Outro caso, se o indivíduo responde por ações criminais, ao apresentar um diferente registro civil, com seu nome, não constará seu histórico. Este histórico é exigido, por exemplo, para ocupação de cargos públicos.

 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança