
Os consumidores que tiverem dívidas vencidas e não pagas dentro do prazo passarão a receber torpedo comunicando o atraso no pagamento. O ‘serviço’ foi lançado ontem pela Serasa Experian e visa facilitar a quitação da pendência e evitar que o débito seja incluído no cadastro da entidade.
“A utilização do SMS é mais uma forma de comunicação entre o credor e o consumidor, agilizando uma informação sobre o prazo de pagamento e uma dívida pendente”, informa o superintendente de Serviços de Crédito ao Consumidor da Serasa, Vander Nagata.
O torpedo será enviado quando o credor solicitar a inclusão da dívida no banco de dados da entidade. A mensagem, via celular, poderá agilizar o pagamento do débito, evitando a inclusão no cadastro de inadimplentes.
Para que uma dívida vencida e não paga seja anotada no cadastro, é necessário comunicar o consumidor previamente e por escrito. Ele poderá se manifestar sobre a veracidade daquela informação.
COMUNICADO
Ao receber o pedido de anotação no cadastro, a Serasa envia o comunicado e só dez dias após a postagem da carta a dívida é cadastrada. “O torpedo é uma forma mais abrangente de garantir que o consumidor receba a informação com antecedência. Assim, terá mais tempo para negociar e evitar informação negativa na base de dados”, diz Nagata.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
bom artigo.
ResponderExcluirRafael
rafael.s@xopis.com.br