Só 1% dos Alunos conseguem tirar nota acima de 6,7 diz pesquisa
O estado que pretende saltar do penúltimo lugar para, pelo menos, a 5ª posição no Ideb — índice que mede a qualidade do ensino brasileiro — até 2014, terá que correr contra o tempo. Os resultados do Saerjinho, primeiro simulado bimestral aplicado na rede estadual, em abril, revelam que 71% dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio obtiveram no máximo 3,3 em Matemática, numa escala de zero a 10. Só 1% dos alunos desta série acertou mais de 6,7 questões.
Em Português, o desempenho é um pouco melhor: 25% dos estudantes tiraram nota vermelha; 67% ficaram na faixa amarela, entre 3,4 e 6,6, considerada regular, e somente 8% obtiveram boas notas, acima de 6,7. O desempenho em Matemática melhora no 2º e 3º anos do Ensino Médio, mas só porque os mais fracos abandonam o estudo.
A prova foi aplicada pela Secretaria Estadual de Educação para avaliar o nível de aprendizado de alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio, nestas duas disciplinas. O próximo Saerjinho será dia 29 de junho. Segundo o secretário Wilson Risolia, é muito importante que professores, diretores, pais de alunos e a comunidade escolar incentivem a participação dos estudantes.
“A maior adesão de alunos traça diagnóstico mais fiel, o que nos ajudará a solucionar as dificuldades e direcionar melhor as ações”, disse.
Escolas mais fracas receberão apoio
Escolas que tiveram desempenho fraco no Saerjinho vão receber material pedagógico de apoio para reforçar o ensino de Português e Matemática. O subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, Antonio Neto, disse que serão feitas visitas em todas as diretorias regionais, para apresentar os resultados das avaliações a professores de Língua Portuguesa e Matemática. Segundo ele, a avaliação também ajudou a derrubar um mito: o de que escolas em áreas conflagradas têm os piores resultados. Das 84 unidades, só 10% obtiveram os resultados mais baixos.
Ensino integrado foi melhor
Alunos de escolas de Ensino Médio Integrado, como o Nave, na Tijuca, e o Nata, em São Gonçalo, voltadas para o mercado de trabalho, se saíram melhor no Saerjinho que estudantes de unidades de ensino regular. “É outra dinâmica. Eles colocam o conhecimento em prática e todas as matérias são direcionadas para ensinar uma profissão”, diz o secretário Risolia.
O exame também revelou que mais tempo na escola melhora o desempenho dos alunos. De novo, a avaliação confirma que as escolas estaduais do interior fazem melhor o dever de casa do que as unidades da Região Metropolitana.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
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