Need for Speed, popular franquia de carros, nasceu em 1994 e, desde então, não para de receber títulos. Desenvolvida pela Electronic Arts, a série evoluiu graficamente de forma bem rápida e, hoje, já possui games com gráficos de excelente qualidade. Confira agora como essa evolução aconteceu e saiba onde tudo começou. O primeiro Need for Speed fez sucesso principalmente no PC e em um console chamado 3DO. Não era para menos, já que os gráficos em 3D impressionavam desde aquela época, ainda que hoje em dia não representem tanta coisa. Além disso, Need for Speed evoluiu não apenas no visual, mas também na jogabilidade.
O segundo game saiu apenas em 1997 para Windows e PlayStation. Porém, a demora não justificou a evolução gráfica. Apesar do visual 3D ter permanecido bem parecido com o primeiro, o jogo trouxe algumas inovações visuais, como a visão interna e a panorâmica – essa sim, uma inovação visual.
Foi em Need for Speed 3: Hot Pursuit que a franquia deu um grande salto visual. Lançado em 1998 para PSOne e Windows, o game usou todo o poder disponível nos aparelhos para apresentar o jogo mais bonito da série até então. Carros mais velozes, pistas mais largas e verdadeiros rachas contra a polícia foram as principais novidades.
Após passar algum tempo nas mesmas plataformas, Need for Speed ganhou outro salto gráfico em 2002, quando Hot Pursuit 2 saiu na então “nova geração” de consoles, como PS2, Xbox e GameCube. O jogo manteve tudo que deu certo no primeiro Hot Pursuit, porém, de forma bem mais bonita e polida.
Esse talvez seja o título mais famoso da série, além de ser um dos que mais agradou aos fãs. Lançado em 2003 para PS2, Xbox, GameCube e Windows, Underground surpreendeu não só por mudar o clima da franquia - introduzindo carros tunados e outras novidades -, mas também por ter um dos melhores visuais da época, principalmente no PC. Luzes, brilhos, efeitos visuais pela cidade, tudo impressionava bastante.
Need for Speed: Underground Rivals foi o primeiro jogo portátil da série a realmente ter gráficos impressionantes. O GBA já havia recebido alguns títulos no passado, mas nada comparado a esse, que saiu em 2005 para o PSP, da Sony. O visual seguia o mesmo estilo de Underground, com elementos um pouco “piorados”. Contudo, jogar na palma da mão e com gráficos dignos de consoles era surpreendente.
Apesar de não ter sido tão bem recebido pelos fãs, Need for Speed: Carbon estreou o game no Xbox 360 e PS3 e, por isso, apresentou outro salto grande nos gráficos. O destaque foi o cenário, com cânions, montanhas e outros elementos deslumbrantes.
Lançado em 2009 para PS3, PSP, Windows e Xbox 360, Shift foi um dos games da série a trazer de volta o fator de simulação. Isso contou muito para os gráficos, já que agora era preciso não apenas passar a real sensação de velocidade com o visual, mas também elaborar bem mais os danos nos veículos. É um dos títulos mais bonitos da franquia.
The Run representou outro grande salto gráfico na série. Lançado em 2011 para PS3, Xbox 360, Windows, Wii e 3DS, o jogo tinha um clima de narrativa cinematográfica e, por isso, precisava caprichar no visual. Isso se refletiu não apenas nos gráficos elaborados dos carros e pistas, mas também nos personagens, que eram o foco da trama.
O próximo Need for Speed não tem subtítulo. Lançado para a nova geração de consoles e para o PC, o game deve ser um dos mais bonitos da franquia pelo que foi visto na E3 2015. Como o jogo marca a estreia da série no PS4 e Xbox One, a EA colocou todo o esforço em torná-lo realmente bonito e visualmente diferenciado.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus