
Diversos jogos inesquecíveis são fruto de anos de desenvolvimento e orçamentos astronômicos. Mas esses dois ingredientes não são garantia de sucesso entre o público. Há casos em que mais de uma década de criação e cifras impressionantes são insuficientes para que um game conquiste os jogadores.
Na lista abaixo, você vai conhecer alguns exemplos de títulos que custaram muito dinheiro para serem criados, mas acabaram falhando na hora de despertar o interesse dos usuários. Outros casos mostram produções que prometiam muito, mas que foram recebidas de maneira fria pelo público. Confira:A ideia era colocar o jogador para combater monstros munido de uma guitarra em um mundo tomado de heavy metal, controlando Jack Black. O jogo ainda tem as vozes de Lemmy Kilmister, Rob Halford, Ozzy Osbourne, Lita Ford e Tim Curry.

Duke Nukem Forever (2011) - PC, PlayStation 3 e Xbox 360
É possível resumir o jogo em um processo conturbado de desenvolvimento e uma série de notícias que surgiam sazonalmente. Tudo isso para garantir que Duke Nukem Forever seria tudo que os fãs da série queriam: aventura, aliens monstruosos, armas insanas, altas doses de humor negro e gráficos impressionantes.

Enter the Matrix (2002) - PC, Xbox, Game Cube e PlayStation 2
Há uma norma que estabelece que games lançados para acompanhar filmes de sucesso tendem a ser ruins. Um dos campeões dessa regra é Enter the Matrix, título de 2002 desenvolvido para embarcar no grande sucesso da trilogia naquela altura.

No papel, o game era uma proposta para desenvolver um GTA ainda mais ambicioso para a época. Ao custo estimado de US$ 100 milhões, o título para PlayStation 3 e Xbox 360 foi recebido de forma bastante negativa pela imprensa especializada. As pesadas críticas ao jogo repleto de bugs e problemas levaram a demissões e o quase fechamento da Realtime Worlds, que desenvolveu originalmente All Points Bulletin.

Driv3r (2004) - PC, PlayStation 2 e Xbox
Sequência dos famosos Driver do primeiro PlayStation, esperava-se um game cheio de ação e com uma pegada que o colocasse em pé de igualdade com GTA, que vinha ganhando cada vez mais espaço.

Daikatana (2000) - Nintendo 64 e PC
Imagine um game tão mal sucedido que, sozinho, é capaz de fechar o estúdio responsável pelo seu desenvolvimento. Esse foi o caso de Daikatana.

Beyond Good and Evil (2003) - Game Cube, Xbox 360 e PlayStation 3
A ideia era criar uma nova trilogia de games de aventura, em que o jogador combatia uma invasão alienígena. Criado pela Ubisoft, Beyond Good and Evil é um caso de recepção calorosa pela crítica, mas desinteresse generalizado do público.

Grim Fandango (1998) - PC
Hoje, ele é reconhecido como um grande clássico. Mas não foi sempre assim. Quando lançado originalmente, Grim Fandango falhou em capturar a atenção dos jogadores e fãs dos projetos da finada Lucas Arts.

Estima-se que o jogo tenha vendido menos de 500 mil cópias em todo o mundo e o desempenho relativamente tímido de Grim Fandango é apontado como uma das causas da morte do gênero aventura e “point and click” nos anos 1990.
Shenmue (1999) - Dreamcast
Na moda em virtude da perspectiva do terceiro game da série, o Shenmue original foi o game mais caro já desenvolvido na sua época: custou à Sega US$ 70 milhões.

ET (1982) - Atari 2600
Já mencionamos um jogo que, sozinho, destruiu um estúdio. ET foi mais adiante, sendo apontado como o símbolo da quase destruição da indústria dos videogames.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus