O câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo, apenas, para o câncer de pele, que não seja o melanoma. Estatísticas apontam que, a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.
No dia em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro -, o Cristo Redentor será iluminado de azul em apoio ao Novembro Azul. De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, a campanha é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.
"Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado", destaca Marlene Oliveira.
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino,
que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma
castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função,
juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de
próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o
Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre 2012 e 2013,
apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De
acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda
é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter
feito o exame.
Na capital fluminense, vias expressas e
monumentos fazem parte da campanha. Segundo a concessionária que
administra a via expressa Linha Amarela, os colaboradores trabalharão
com uma fita azul no atendimento aos usuários. Além disso, a
concessionária pede que as pessoas trabalhem de azul em um dia do mês.
Os corredores e computadores serão enfeitados com o tema da campanha,
além da inclusão de um pop-up no site oficial da empresa.O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. Mais informações estão no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus