Não são apenas as autoridades brasileiras que podem viajar de graça em
aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Qualquer cidadão tem o ‘mesmo’
privilégio que os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da
Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que provocaram polêmica ao
usar aeronaves para compromissos pessoais. Com diferenças. Enquanto os
políticos podem cruzar o país em um confortável jatinho VC-99 Legacy, o
contribuinte comum só viaja quando há vaga em modelos de carga, como o
C-130 Hércules.
Para visitar a família em Salvador, na
Bahia, a secretária Gildete Luz, de 26 anos, usou o serviço diversas
vezes. “A gente chegava na base aérea e se inscrevia. Às vezes, tinham
previsão de voos no ato da inscrição, mas era difícil”, relembra a moça,
que fez mais de 10 viagens com a mãe e o irmão. “Uma vez fomos em um
avião pequeno bem desconfortável. As ‘poltronas’ eram tipo uma rede”
conta a secretária, que embarcava junto com militares e seus parentes em
modelos menos rústicos.
Enquanto isso, para ir ao casamento da filha do líder do
governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) — no dia 15 de junho em Porto
Seguro — o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhado
da mulher, solicitou a ‘carona’ no jatinho VC-99B. Para Calheiros, a
vigem de graça é rotina.
Já a designer, Níbia Cardoso, 37, precisou ir até
São Paulo, em 2007, e ficou surpresa ao saber que poderia fazer a ponte
aérea sem mexer no bolso. “Um amigo militar residente em Campinas me
informou sobre essa possibilidade. Liguei para o Correio Aéreo Nacional
(CAN) do Galeão na época e vi que era verdade”. Com sorte, conseguiu voo
um dia após a inscrição. “Atrasou mais de uma hora, porque os mecânicos
estavam realizando alguma manutenção”, relembra. Para voltar não foi
tão fácil. “Só consegui confirmar em cima da hora. Acabei desistindo,
porque não daria tempo de retornar a Guarulhos e voltei de ônibus
mesmo”, conta.
O decreto N° 4.244, de 22 de maio de 2002,
regulamenta o uso de aeronaves para autoridades por razões de segurança e
emergência médica, em viagens a serviço e deslocamentos para o local de
residência permanente. Mas a FAB não exige comprovação da finalidade da
viagem, apenas atende à solicitação.
COMO SE INSCREVER
Para ter acesso ao benefício, o público
deve comparecer pessoalmente a um posto CAN, preencher uma ficha e
anexar cópia da identidade e comprovante de residência. A viagem vai
depender da disponibilidade de voos e tipo de missão da FAB para o
destino desejado. Os horários de atendimento são de segunda a sexta, das
8h ás 16h. A inscrição é feita na Base Aérea do Galeão.
Senador vai devolver R$ 32 mil
Renan Calheiros anunciou ontem que iria
desembolsar R$ 32 mil para pagar a despesa da viagem que fez no avião da
FAB. Na quinta-feira, Renan insistiu: “O avião da FAB usado por mim é
um avião de representação. E eu o utilizei como tenho utilizado sempre,
na representação como presidente do Senado.” Em nota oficial divulgada
ontem, a Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado admitiu que o
uso do avião era “objeto de dúvidas levantadas pelo noticiário”.
Ainda nesta sexta, o ministro da Previdência,
Garibaldi Alves, também decidiu devolver aos cofres públicos o valor
gasto — não informado —, por viagem do Ceará para o Rio. A Procuradoria
da República abriu investigação para apurar se o presidente da Câmara,
Henrique Alves (PMDB-RN), cometeu irregularidade ao viajar em um avião
da FAB para o Rio no domingo. Alves já cobriu o gasto com a viagem.
Senador mineiro chama uso de aviões de ‘lamentável’
No Rio nesta sexta, o senador Aécio Neves
(PSDB-MG) chamou de “lamentável” o uso de aviões da FAB por autoridades
em atividades extraoficiais. “A classe política, principalmente, tem que
compreender que existe um Brasil novo, reivindicante, surgindo, e ela
deve estar muito atenta a esse clamor, se não, ela será expelida”, disse
o parlamentar, depois de participar de encontro do Instituto Teotônio
Vilela, no Leblon.
Sobre a Reforma Política, Aécio disse que, na
terça-feira, o partido fará reunião para tratar do assunto: “Defenderei o
voto distrital misto, o fim das coligações proporcionais e o mandato de
cinco anos sem reeleição”.
O ex-governador de Minas deu sinais de que a
aliança com o DEM fluminense pode estar perto de sair do plano das
ideias. Depois de explicar que, no momento, “não descartamos nada”,
passou a elogiar o vereador Cesar Maia, candidato virtual do DEM a
governador em 2014.
“O Cesar Maia é um grande companheiro. O
Democratas tem sido um aliado nosso na resistência oposicionista depois
que se instalou no Brasil o governo de cooptação”, disse. Por e-mail,
Cesar Maia foi econômico ao comentar os elogios do ‘companheiro’:
“Quando o PSDB quiser, a agenda será deles. Ainda estamos na fase de
avaliações. Candidaturas só no final do ano, após as definições de
domicílio partidário”.
LEARJET VU-35
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Fabricante:
Gates Learjet Corporation
Missão: Avião de reconhecimento fotográfico e transporte executivo
Tripulação: 3
Comprimento: 14,83 m
Envergadura: 12,04 m
Altura: 3,73 m
No transporte de autoridades e no reconhecimento fotográfico, o Learjet
demonstra sua versatilidade. Um dos mais populares jatos executivos de
todos os tempos.
HÉRCULES C-130
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Fabricante:
Lockheed Martin
Missão: Transporte aéreo
Passageiros: Mais de 90 pessoas
Comprimento: 39m
Envergadura: 40,4 m
Altura: 11,6 m
São missões do C-130 na FAB o transporte de carga, transporte de tropas,
apoio ao programa antártico brasileiro, lançamento de paraquedistas e
busca e salvamento.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus