sábado, 4 de junho de 2016

Papa aprova afastamento de bispos negligentes em casos de pedofilia

 
O Papa Francisco decretou a possibilidade de destituição do cargo dos bispos que tiverem comportamento negligente ou esconderem informação relacionada a casos de abusos sexuais contra menores ou adultos vulneráveis.
A Santa Sé publicou neste sábado o Motu proprio (documento de iniciativa própria do papa) intitulado "Como uma mãe amorosa" reforçando os artigos do Código de Direito Canônico que estipulam a viabilidade de expulsar um religioso por "causas graves".
"Com o presente documento quero precisar que entre as denominadas 'causas graves' está a negligência dos bispos no exercício de suas funções, particularmente em relação aos casos de abusos sexuais a menores e adultos vulneráveis", afirmou o pontífice.
O Código de Direito Canônico estabelece em seu artigo 193 que "ninguém pode ser destituído de um ofício conferido por tempo indefinido, a não ser por causas graves". O documento apresentado hoje possui cinco artigos e no primeiro deles o pontífice ressaltou que aqueles com responsabilidades na Igreja "podem ser legitimamente removido de seu encargo, caso tenha, por negligência, realizado ou omitido atos que tenham provocado dano grave a outros". Estes danos podem ser a pessoas físicas ou à própria comunidade e o dano pode ser "físico, moral, espiritual ou patrimonial".
Nos artigos dois e três desta reforma, o papa abordou o processo pelo qual o bispo poderá ser suspenso. Nos casos de "sérios indícios" de um comportamento negligente, as congregações competentes da Cúria Romana poderão dar início a uma investigação , avisando previamente ao individuo estudado, que terá a possibilidade de se defender.
Uma vez decretada a sentença e considerada oportuna a suspensão do bispo, a Congregação poderá optar, "com base nas circunstâncias do caso", publicar "no mais breve tempo possível, o decreto de remoção" ou convidar o bispo a apresentar sua renúncia. Ele terá 15 dias para apresentar a renúncia e, caso não se manifeste, a Congregação emitirá o decreto de suspensão. De qualquer forma, a decisão da Congregação deverá ser submetida à aprovação do pontífice que, antes de assumir uma opinião definitiva, convocará um Colégio de juristas.
No documento, Francisco afirmou que a Igreja ama todos os seus filhos, mas "cura e protege com um afeto muito particular os pequenos e indefesos", como as crianças e os adultos vulneráveis. A nova regra passará a valer a partir de amanhã, após ser publicada pelo jornal oficial da Santa Sé, o "L'Osservatore Romano". 
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança