domingo, 19 de junho de 2016
Audiência pública vai debater situação das UTIs infantis no RN
Uma audiência pública na Assembleia Legislativa vai discutir nesta segunda-feira (20), a partir das 9 horas, no auditório Deputado Cortez Pereira, a situação das UTIs infantis no Estado e o déficit de mais de 200 leitos para crianças entre 0 a 14 anos. A proposição é da deputada estadual Márcia Maia (PSDB), presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente na Casa, com apoio do Projeto Criança Viva.
“Vamos trazer a discussão para o âmbito estadual, aprofundar o debate e procurar as soluções imediatas para a questão. É uma situação grave e que exige atenção urgente. Pretendemos identificar as unidades fechadas por falta de estrutura ou profissionais e pontuar os desafios", afirma a parlamentar.
Um leito de UTI é suficiente para salvar 40 crianças por ano, contudo, o Rio Grande do Norte detém atualmente apenas 103 leitos neonatais entre hospitais públicos e privados, enquanto a quantidade de leitos pediátricos é de apenas 40 para cerca de 800 mil crianças no total.
Os números contrariam a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que indica a necessidade de quatro leitos neonatais para cada mil crianças nascidas vivas. Já a orientação para UTIs pediátricas é de no mínimo três leitos para cada 10 mil crianças entre 0 e 14 anos.
O anestesiologista e coordenador do movimento Criança Viva, Madson Vidal, fará a exposição do quadro geral e a expectativa é de que a audiência possa sinalizar soluções em curto, médio e longo prazo para o déficit de leitos, falta de profissionais e de infraestrutura das Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátricas no RN.
A audiência reunirá representantes do Legislativo, Governo do Estado, Municípios, classe médica, além da OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, AMICO, GACC, Instituto do Bem, Rotary Clube, Pastoral da Criança, e membros da sociedade civil organizada.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário