sábado, 21 de maio de 2016

Dornelles integra Planejamento à pasta da Fazenda


 O governo estadual vai fundir a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) à pasta da Fazenda. A mudança faz parte do pacote de medidas estudadas pelo Executivo para conter gastos e ajudar a fechar as contas. O governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles, avalia também o corte de 30% de cargos comissionados extra-quadro e defende a venda da distribuição da água na região da Barra da Tijuca, o que, segundo fontes, pode render cerca de R$ 6 bilhões para o estado.
Quem ficará à frente da Fazenda, já fundida ao Planejamento, será o já secretário da pasta, Julio Bueno. Dornelles também avalia a sugestão de fusão de outras 11 secretarias, enviada pelo presidente da Comissão de Tributação da Alerj, deputado Luiz Paulo Corrêa (PSDB) e o líder do governo, André Lazaroni (PMDB).

Com a adoção do projeto, as pastas ficariam da seguinte maneira: Prevenção à Dependência Química e de Defesa Civil iriam para a Saúde; secretarias de Obras, Transporte e Habitação para Infraestrutura; Turismo e Trabalho para Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Governo para Casa Civil; Defesa do Consumidor para Ação Social; Abastecimento e Pesca para Agricultura e Administração Penitenciária para Segurança Pública. Essas mudanças seriam implementadas por meio de decreto.
Em relação às redes de esgoto e água — cujo controle é da Cedae —, Dornelles defende a transferência de serviços realizados na Barra e Zona Sul para a iniciativa privada. O projeto foi estudado e defendido pelo governo Sérgio Cabral e o então presidente da Cedae, Wagner Victer — hoje, secretário de Educação .
Mas a medida encontra algumas resistências. Segundo o deputado Luiz Paulo, a privatização do sistema de saneamento naquelas regiões pode até mesmo prejudicar as contas do estado. “A receita dessas regiões subsidiam o saneamento de parcela significativa do interior do Rio. Tal receita também é garantia do empréstimo que a Cedae tomou para ampliar o abastecimento de água na Baixada, em andamento. Não é a solução adequada”, diz.
Dornelles também vai transferir a administração de UPAs controladas por organizações sociais (OSs) para a Fundação Estadual de Saúde. E com o corte de 30% de cargos comissionados extra-quadro, Dornelles prevê uma economia de cerca de R$ 700 milhões por ano nos cofres do Estado. 
Fechamento de fundações
Para cobrir o rombo dos cofres do Estado do Rio, o governador Luiz Fernando Pezão chegou a defender o fechamento de empresas públicas em entrevista ao DIA, no fim do ano passado. Segundo Pezão, há cerca de 20 fundações e empresas públicas. Na ocasião, o governador citou a privatização do Metrô, em 1997. As autarquias seriam extintas e incorporadas a secretarias.
O projeto de lei foi encaminhado em dezembro à Alerj, mas a casa arquivou a proposta em fevereiro deste ano. O texto previa a extinção de seis fundações e de uma autarquia do estado, como a Fundação para a Infância e Adolescência (Fia), Funarj, Fiperj, Ceperj, Fundação da Imagem e do Som (Mis) e Suderj, entre outras.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança