
As aventuras de dois irmãos gêmeos, uma menina e um menino, indígenas da etnia huni kuin, que precisam passar por vários desafios para que possam se tornar pajés. Essa é a história do jogo "Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia", inspirado nas lendas de uma tribo acreana que vive no município de Jordão, interior do estado. O jogo foi lançado nesta sexta -feira (15) e está disponível para download gratuito no site dos desenvolvedores.
Criado pelo antropólogo paulista Guilherme Meneses, o jogo levou seis meses de pesquisa e dois anos e meio para ficar pronto. Antes mesmo do lançamento, ele fala que a repercussão foi além do esperado.
"Há diversas reportagens publicadas, tanto em grandes mídias como independentes. Por conta da tradução para outras línguas, como hãtxa kuin, inglês e espanhol, notícias sobre o game recentemente chegaram até os EUA, Europa, diversos países da América Latina, entre outros", comenta Meneses.
Em março, cópias de DVDs com o jogo e vídeo do projeto foram distribuídas para comunidades indígenas que participaram do projeto. Também está programada uma divulgação do projeto em escolas e eventos científicos.
Guilherme ressalta que o jogo é dedicado a dar visibilidade para a cultura indígena, que segundo ele, é desconhecida pela maioria dos brasileiros. Ele diz ainda que busca mudar a visão desrrespeitosa e preconceituosa que ainda existe sobre os povos tradicionais.
"A ideia é que as pessoas conheçam muito mais que o nome que o jogo leva, mas conhecimentos deste povo, como histórias, mitos, canções e medicinas tradicionais, visando estreitar os canais entre nossos mundos e trazer sua mensagem para o centro do debate", afirma.
O Jogo
A equipe responsável pelo jogo era formada por um programador, um artista, um game designer e outros antropólogos, além de 30 indígenas que colaboraram no processo. Os profissionais passaram três meses na aldeia São Joaquim/ Centro de Memórias, realizando oficinas de audiovisual, produção de conteúdo e instalação de energia solar.
O jogo possui cinco histórias com os personagens. Usando elementos e crenças do povo huni kuin, os jogadores precisam adquirir habilidades, conhecimentos ancestrais de plantas, animais e espíritos da floresta para conquistar o objetivo final.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário