sábado, 12 de março de 2016

Roteador com duas ou três antenas? Veja qual é o melhor

Roteador-home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Alguns modelos de roteadores têm duas antenas de 5 dBi ou três de 3 dBi. Os modelos são indicados para perfis e configurações diferentes no uso da rede Wi-Fi e, caso o usuário escolha o padrão ideal, o sinal pode até mesmo melhorar. 
Veja qual largura do canal usar no roteador para melhorar o Wi-Fi
Confira todas as diferenças entre o roteador de duas e três antenas e aproveite para turbinar sua rede em casa e no trabalho. O número de dispositivos e para quantos andares o aparelho precisa trabalhar são dados que influenciam na escolha. Antes de conseguirmos identificar a melhor opção, é preciso saber para que serve a antena do roteador. A peça tem como finalidade aumentar o ganho do sinal, seja na recepção ou na transmissão de dados. Isso significa que concentra e aumenta o campo de abrangência do Wi-Fi. Assim, quanto maior o valor em dBi, mais forte será o sinal e mais longe chegará.
Antena de roteador tem função de aumentar ganho do sinal (Foto: Divulgação/TP-Link)
Um erro frequente é achar que esse valor interfere na velocidade da conexão. Na realidade, o limite de transferência é determinado pelo padrão wireless. A rede 802.11b consegue alcançar 11 Mbps, a 802.11g atinge até 54 Mbps e a rede 802.11n, mais moderna, chega a 300 Mbps.
Quantidade de antenas
Ao contrário do que possa parecer, a quantidade de antenas em um roteador não aumenta o alcance do sinal. O ganho total do dBi é o mesmo; o que melhora é o tráfego dos dados. Isso porque, quanto mais antenas, mais pontos de transmissão e recepção de sinal.
Para exemplificar, vamos supor um roteador com três antenas. Enquanto uma delas estiver recebendo sinal, as outras duas podem transmitir sinal para dispositivos diferentes. Um roteador com duas antenas teria que transmitir o sinal para diversos devices por meio de um só ponto. Já um aparelho de apenas uma antena precisa alternar entre a função de receber e transmitir sinal.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Número de antenas não interfere no ganho do sinal (Foto: Divulgação/D-Link)

A escolha de um roteador com duas ou três antenas vai depender do seu uso e bolso. O maior número de antenas sempre será positivo, mas o gasto pode não compensar. Para efeito comparativo, vamos pegar dois modelos da TP-Link que operam na rede 802.11n. O TP-Link TL-WR1043ND, que tem três antenas de 3 dBi, sai por aproximadamente R$ 360. Já o TP-Link TL-WR841HP, que tem duas antenas de 5 dBi, tem preço médio de R$ 270.
TP-Link TL-WR1043ND,com três antenas de 3 dBi (Foto: Divulgação/TP-Link)
Só é interessante comprar o roteador de três antenas se o usuário tem muitos dispositivos. Caso exista apenas um smartphone conectado à rede Wi-Fi, o valor excedente será empregado em um recurso subutilizado. Nesta hipótese, adquirir um roteador com menos antenas de maior alcance é melhor.
Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo
Aqui vale fazer uma ressalva importante. Como já dito, o alcance aumenta proporcionalmente em relação ao valor do dBi, porém há redução no ângulo de disseminação. Em outras palavras, quanto maior for o ganho em dBi, mias longe a antena irá irradiar o sinal em linha reta, mas num campo mais estreito.
TP-Link TL-WR841HP, com duas antenas de 5 dBi (Foto: Divulgação/TP-Link)
Esse dado é essencial na hora de escolher o dBi da antena do roteador. Se você mora em uma casa de dois andares, por exemplo, a antena de 3 dBi será melhor que a de 5 dBi, pois as ondas conseguirão subir com mais facilidade. Caso o ambiente seja comprido e no mesmo plano, o melhor desempenho é obtido com antenas de alto dBi.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança