sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

'Tem de estudar até passar', diz jovem do DF nomeado em seis concursos

  Oliveira toma posse no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. (Foto: Marcos Alberto/Arquivo Pessoal)
Filho de dona de casa e de um enfermeiro, o servidor Marcos Alberto de Oliveira, de 22 anos, morador do Distrito Federal, coleciona posses em concursos públicos pelo Brasil. O jovem, que já foi nomeado seis vezes, é auditor do Tribunal de Contas da União (TCU). O salário é de R$ 18 mil por mês, pouco menos do que o ganho líquido do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.
Nascido em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, ele diz que o segredo é nunca "desistir". O gosto pelos concursos públicos surgiu após ser aprovado, com 16 anos, no curso de economia na Universidade Federal de Santa Maria.
As aprovações começaram quando tinha 18 anos. Ele conquistou duas vagas no concurso do Banco do Brasil e nos Correios, como escriturário e atendente comercial.
"Tive que me mudar para uma cidade de 6 mil habitantes chamada Bossoroa e trancar a faculdade. Aos 20 anos, passei no Ministério Público da União e na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul."

Oliveira destrancou a matrícula da faculdade e voltou a fazer economia, na região de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

"Nesse período fiz até 11 matérias em um semestre para conseguir me formar mais rápido e prestar concursos de nível superior."
Com o objetivo de subir de cargo e de salário, o jovem decidiu prestar concurso para o TCU no ano passado.
"Fiz as contas de quanto tempo levaria para me formar, visto que o cargo de auditor demanda graduação de nível superior, e vi que poderia prestá-lo. Fiz a prova em agosto e passei", conta.
Em dezembro, Oliveira foi nomeado e se mudou para o Lago Norte, em Brasília. Segundo o jovem, ter motivação, persistência, dedicação e disciplina são os principais "segredos" para conseguir um cargo público.

Vindo de família simples, Oliveira conta que sempre estudou em escolas públicas ou por meio de bolsas integrais em colégios particulares.

"Minha família sempre me apoiou. Ninguém nunca passou em concurso público. Você tem que estudar até passar, nunca desisti. Estudava até dez horas por dia, sempre com apostilas ou aulas em vídeo. Estudava de manhã, tarde, noite e madrugada", diz.

Minha família sempre me apoiou. Ninguém nunca passou em concurso público. Você tem que estudar até passar, nunca desisti. Estudava até dez horas por dia, sempre com apostilas ou aulas em vídeo. Estudava de manhã, tarde, noite e madrugada"
Segundo o jovem, fazer "milhares" de questões de provas passadas e estudar com material de ponta faz a diferença.
"O mais importante de tudo é querer ser servidor público. Gosto se lembrar que a estabilidade dos concursados é fictícia e que devemos sempre estar prontos para nos adaptarmos às mudanças do país."
Mesmo tendo alcançado um cargo alto, Oliveira diz que ainda continua estudando para conquistar novas etapas. "Apesar do TCU ser uma das carreiras do topo e ter sido eleita a melhor instituição pública para trabalhar, ainda quero fazer muito mais."
O jovem também pretende investir em projetos paralelos. Ele quer se tornar um empreendedor e lecionar em universidades. "Acho que não tenho sonhos, considero mais metas. Quero crescer profissionalmente, mudar a realidade à minha volta."
Oliveira também não pretende adquirir objetos luxuosos ou de marca. "Quero comprar um carro, por exemplo, mas nada vultuoso. Quero talvez comprar uma casa própria e ajudar minha família que continua morando no Sul", completa.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança