domingo, 16 de agosto de 2015

Areia Branca:Procissões marítima e terrestre encerram festejos em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes

 
Tendo como tema geral este ano "Com Maria Mãe dos Navegantes, servimos e evangelizamos com alegria no Bicentenário de Dom Bosco", encerra neste fim de semana a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos.
Os festejos iniciaram no último dia 5 e encerram amanhã, com as comemorações do Bicentenário de Dom Bosco. Mas a programação referente à padroeira dos marítimos hoje, feriado municipal em alusão à data. É, sem dúvida, uma das festas religiosas de maior repercussão nos círculos católicos da cidade, dos municípios e estados vizinhos.
O ponto alto do último dia de programação, hoje, será a procissão marítima que começa às 14h com os preparativos para o embarque dos peregrinos no Cais Tertuliano Fernandes. Às 16h, começa o passeio dos barcos com a imagem da santa pelas águas do rio Apodi-Mossoró.
Antes, às 9h, haverá a Missa do Peregrino celebrada pelo bispo diocesano dom Mariano Manzana. Logo após a tradicional procissão marítima começa a procissão terrestre pelas ruas da cidade, fazendo o percurso do cais até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegates, onde às 18h30 será celebrada missa campal na quadra do Centro Juvenil Dom Bosco, por dom Mariano Manzana, encerrando os festejos.
No domingo,16, acontecem as homenagens pelo Bicentenário de Dom Bosco. As atividades iniciam às 6h, com Alvorada Festiva de Dom Bosco; 7h, Pedalando com Dom Bosco (saindo do Centro Juvenil e no final do percurso haverá premiação para as bicicletas mais criativas).
Às 12h, salva de fogos em honra a Dom Bosco; 14h, momento recreativo com as crianças, Torneio Dom Bosco de Futsal e Meia Maratona; 18h, Procissão de Dom Bosco (saindo do Centro Juvenil); 19h, Missa Solene do Bicentenário de Dom Bosco, tendo como celebrante o pároco da cidade, padre Cézar Teixeira.
Festa teve origem no ano de 1911
Com mais de 100 anos de tradição, ao longo desse período os festejos se consolidaram como o maior evento sociorreligioso do município e uma das mais tradicionais festas do gênero, do interior do Rio Grande do Norte.
A origem da Festa dos Navegantes em Areia Branca data de maio de 1911. Foi o resultado de uma promessa feita pelo maquinista Manuel Félix do Vale, que quase perdeu a vida e da sua tripulação ao tentar salvar de uma avaria em alto-mar a embarcação que levava para ser consertada no Recife (PE).
Em meio ao perigo que enfrentava, o maquinista fez uma promessa a Nossa Senhora dos Navegantes: de trazer para Areia Branca a imagem da santa, entroná-la no altar da igreja e todos os anos, no dia 4 de julho, organizar uma procissão marítima em homenagem à sua protetora.
A data da festa, porém, foi posteriormente mudada para 15 de agosto pelo bispo dom Antônio Cabral dos Santos, pelo fato de a data ser consagrada a Nossa Senhora.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança