Os advogados do presidente da Odebrecht S.A., Marcelo Odebrecht, pediram nesta quarta-feira (22) mais prazo para responderem sobre as anotações encontradas pela Polícia Federal (PF) no celular do cliente deles. De acordo com o juiz Sérgio Moro, que coordena a Operação Lava Jato, as anotações fazem referências a supostas manipulações nos trabalhos de investigação da PF e da Justiça Federal.
Para o juiz, as mensagens também podem fazer referência a outros dois ex-executivos da Odebrecht, presos na 14ª fase da Lava Jato, quando Marcelo Odebrecht foi detido. No smartphone do executivo, conforme o inquérito protocolado na terça-feira (21), foram encontrados os seguintes textos, transcritos no formato original, conforme a Justiça:
"MF/RA: não movimentar nada e reimbolsaremos tudo e asseguraremos a familia. Vamos segurar até o fim
Higienizar apetrechos MF e RA
Vazar doação campanha
Nova nota minha midia?
GA, FP, AM, MT, Lula? ECunha? (...)"
De acordo com Moro, uma análise preliminar sugere que MF e RA são siglas referentes a Silva e Araújo, subordinados diretos de Odebrecht e também investigados por crimes de corrupção na Petrobras.
A anotação, diz o juiz, indica que ambos estariam sendo orientados a não movimentar suas contas e que, no caso de sequestro e confisco judicial de bens e valores, seriam reembolsados.
O juiz deu prazo até a próxima quinta-feira (23), para que os advogados respondessem sobre o que seriam essas anotações. Contudo, a defesa de Marcelo Odebrecht diz que precisa falar com o próprio, para que ele diga do que se tratam os textos. Os advogados alegam que só poderão mostrar os conteúdos a ele na quinta-feira, quando haverá a visita aos presos que estão na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. O pedido dos advogados ainda não foi analisado por Moro.
Celulares
O "higienizar" é para que os diretores limpem os dados dos celulares deles e, por consequência, destruam provas, ainda segundo Moro. "Vazar doação" é algo que ainda não foi elucidado, mas parece ser uma ameaça a beneficiários, afirma o juiz.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário