segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Entrou em depressão', diz brasileira que conviveu com preso na Indonésia


Maria de Lourdes Archer voltou ao Brasil com as cinzas do sobrinho dela, Marco Archer, o brasileiro executado na Indonésia por tráfico de drogas. O outro traficante brasileiro condenado a morte é Rodrigo Gularte. Uma prima dele está lá há uma semana e manda notícias.
Angelita Gularte já fez três visitas a Rodrigo na prisão de Cilacap, a 400 quilômetros da capital Jacarta. Ela não quer gravar entrevista. No email, Angelita conta que Rodrigo está enlouquecendo na prisão, onde recebe médicos e religiosos: “Ele me conta estórias sem pé nem cabeça, delírios sobre guerras no planeta, pessoas que invadem a prisão à noite por ondas eletromagnéticas. Fala de um passado que nunca existiu e de um futuro surreal que vai acontecer. Estive com os médicos sexta-feira na prisão, ele aceitou conversar e ficamos juntos uma hora e meia, não entendi o que diziam, falaram na língua da Indonésia. Mas sentia no ar a gentileza no tom das suas palavras! Cooperou respondendo todas as perguntas. O padre Carolus tem sido incansável, sabe de sua doença mental e conhece muito bem o coração bom que ele tem”.
Rodrigo Gularte foi preso em 2004 quando desembarcou na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Em 2005 foi condenado à morte.
Em 2007, uma brasileira que morava na Indonésia fez trabalho voluntário de apoio aos presos. Ela conviveu seis meses com Marco Archer, fuzilado na semana passada, e com Rodrigo.
Fabiana Mesquita: O Rodrigo entrou em depressão profunda. Ele teve um desentendimento sério com o Marco, a gente não sabe exatamente o que foi, a gente sabe que eles brigaram e ele tava no limite emocional, e ele tentou suicídio. Ele colocou fogo na própria cela com outros detentos dentro.
Fabiana estranhava as mudanças de comportamento de Rodrigo.
Fabiana: Um dia ele tava superengraçado, fazendo piada, conversando, noutro dia ele não queria falar. Eu ficava às vezes duas horas, três horas, sentada do lado dele sem a gente falar absolutamente nada, porque eu pensando ‘o que eu faço? será que vou, será que fico’ e ficavam os dois ali em silêncio porque tinha momentos que ele não conseguia, de alguma maneira, se comunicar, ter relação com o resto do mundo.
Em outro trecho do email enviado ao fantástico, a prima Angelita conta que Rodrigo resiste às tentativas de tratamento.
“Ele não quer ir ao hospital, não aceita tratamento, muito menos tomar remédios. Estar numa prisão de segurança máxima é seguro, ir a um hospital seria perigoso, segundo ele. Diz que ouve vozes que o avisam que logo voltará para casa”.
Fabiana: Eu sempre olhava para o Rodrigo e via um menino. Não conseguia olhar para o Rodrigo e ver um homem. Via um menino. Não sei se foi pela família não dar responsabilidades, por ter mimado, é difícil saber os motivos.
Rodrigo cresceu em uma família rica de Curitiba. Outra prima, a arquiteta Juliana, conta como os parentes tentaram enfrentar os problemas que ele começou a demonstrar ainda na adolescência.
Juliana Gularte: Ele chegou a ser internado, duas ou três vezes ele foi internado. A questão das drogas, são muito fortes. Às vezes a gente consegue vencer essa luta, as vezes não. Passar a mão na cabeça, nunca ninguém passou a mão na cabeça dele.
Angelita escreveu assim: “Entendo que numa altura da vida ele adoeceu. O divórcio dos pais, a doença do irmão, o sonho de fazer parte de uma família considerada "normal", pai, mãe e irmãos, se rompeu. Sei que isso deixa nossa vida meio desnorteada! Acredito que isso adoeceu seu coração e, com o passar do tempo e com uso das drogas, essa doença se somatizou”.
O último pedido de clemência para Rodrigo foi negado na terça-feira (20). A família Gularte afirma que ele tem esquizofrenia. É a última tentativa de evitar a execução, que ainda não foi marcada.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança