Qual o Significado de Fariseus e Saduceus
Na nossa cabeça, enquanto lemos a história de Jesus na bíblia, sempre fica a dúvida sobre qual o significado de fariseus e saduceus,
publicanos, samaritanos e outros nomes diferentes que aparecem e não
fazemos ideia de onde vieram e o que significam. Entender o significado
desses nomes nos ajuda a interpretar muitos textos bíblicos, por isso
leia esse artigo até o fim e aprenda tudo, assim você vai compreender
melhor as histórias de Jesus.
Os fariseus e saduceus formavam a classe espiritual dominante de
Israel. Há muitas semelhanças entre os dois grupos, assim como
diferenças importantes.
O que significa Fariseus
Os fariseus sempre criticavam a Jesus e procuravam pega-lo em algum erro fazendo acusações, por exemplo como vemos neste texto:
“Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” Mateus 9:11Uma principais acusações dos fariseus a Jesus era que ele:
- Não cumpria as Leis de Deus
- Não cumpria as tradições dos antepassados.
A bíblia nos mostra os fariseus como um grupo religioso de judeus conservadores que estudavam com intensidade o Antigo Testamento e seguiam cegamente tradições e costumes do seu povo.
Podemos definir os Fariseus como um grupo conservador, inflexível, fechado e, que como Jesus mesmo disse, viviam de aparência sendo uma coisa por fora e outra por dentro.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” Mateus 23:27-28Junto com os saduceus, que foi um outro grupo religioso dos judeus que existiu até 70 D.C., foram responsáveis pela perseguição a Jesus Cristo, que resultou na crucificação de Cristo.
Fariseus De Hoje
Atualmente quando a expressão fariseu é usada ela faz referencia a uma pessoa hipócrita, falsa, que vive de aparências, fingida, um religioso que fala uma coisa e não vive o que prega.
Fariseus e Saduceus
O Saduceus geralmente eram ricos e ocupavam cargos poderosos, como o de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Em 70 D.C. quando Roma destruiu Jerusalém e o Templo então os saduceus deixaram de existir. Isso aconteceu por que este grupo existia por causa de laços políticos e sacerdotais.
4 Crenças dos SADUCEUS(que contradizem as Escritura):
- Eles eram extremamente auto-suficientes, ao ponto de negar o envolvimento de Deus na vida cotidiana.
- Eles negaram qualquer ressurreição dos mortos (Mateus 22:23; Marcos 12:18-27; Atos 23:8).
- Eles negaram qualquer vida depois da morte, defendendo a crença de que a alma perecia com a morte; eles acreditavam que não há qualquer penalidade ou recompensa depois da vida terrena.
- Eles negaram a existência de um mundo espiritual, ou seja, anjos e demônios (Atos 23:8).
4 Crenças dos FARISEUS:
- Eles acreditavam que Deus controlava todas as coisas mas que decisões tomadas por indivíduos também contribuíam para o que acontecia no curso da vida de uma pessoa.
- Eles acreditavam na ressurreição dos mortos (Atos 23:6).
- Eles acreditavam em uma vida depois da morte, com a devida recompensa e punição individual.
- Eles acreditavam na existência de anjos e demônios (Atos 23:8).
Mesmo sendo rivais, os fariseus e saduceus se uniram no julgamento de Jesus e conseguiram condena-lo para ser crucificado.
"E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos e os escribas." Marcos 14:53Por diversas vezes vemos Jesus censurando os fariseus e saduceus e certamente a melhor lição que podemos tirar é a de não ser como eles.
"E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos." Marcos 15:1
"Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação. E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação." João 11:48-50
NÃO seja como os saduceus, acredite em tudo o que a Bíblia diz, no poder de Deus tanto para nossa vida terrena quanto em nossa vida após a morte.
NÃO seja como fariseus, não trate tradições como tendo a mesma autoridade que a Palavra de Deus tem, e não permita que o seu relacionamento com Deus seja reduzido a uma lista leis, regras e rituais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário