Sua conexão Wi-Fi está ruim? Não está conseguindo acessar páginas na Internet nem estabilizar o funcionamento do roteador? Há alguns sinais de que o equipamento pode não estar bom para o uso. Confira as informações abaixo e saiba se já é hora de trocar de seu roteador.
Mudanças drásticas nas luzes do roteador
Algumas vezes, os computadores estão conectando bem na rede e na Internet sem fio e, de repente, do nada, começam a dar erro para acessá-la. O sistema operacional pede o login e a senha de acesso. Quando se vai verificar, o roteador parou de funcionar.
É possível notar isso observando as luzes do dispositivo, principalmente acima das palavras “Online” e “Wireless”. A energia precisa estar funcionando com estabilidade, além do aparelho estar ligado na opção “Ethernet”.
Quando ocorrem problemas mais drásticos, as luzes podem ficar completamente apagadas. Mas a pior situação é quando as indicações estão acesas e a Internet deixa de funcionar. Para tentar solucionar o caso, reinicie o roteador, desligando-o da força ou ligando e desligando o botão “Power”. Espere sempre 30 segundos antes de religá-lo.
Dê preferência para roteadores de Wi-Fi 802.11 n até os mais recentes
Aparelhos mais antigos, com conexão Wi-Fi 802.11 g, de 2003, são muito datados e ineficientes para os gadgets que temos atualmente. Os roteadores de Wi-Fi mais recentes funcionam bem e de forma estável. Dê preferência aos modelos 802.11 n, criados a partir de 2009, e 802.11 ac, de 2013. Quanto mais recente for o aparelho, mais rápido e eficientemente ele funcionará.
Você pode resetar o roteador
Aquecimento pode causar danos irreversíveis
Você desligou e ligou novamente, verificou a fiação, além de checar a versão do roteador. As luzes não pararam de piscar, ou permaneceram apagadas. O sistema do computador indica: “Conectividade limitada”.Verifique a temperatura do aparelho. Se estiver muito quente, desligue-o por meia hora. Antes de religar, confira se ele está frio novamente. Componentes eletrônicos aquecem naturalmente, mas um superaquecimento pode inutilizar o dispositivo. Se ele não voltar a funcionar após tentativas insistentes, desista. Provavelmente a temperatura do aparelho comprometeu seu funcionamento.
Essa é a hora perfeita para procurar um novo roteador. Consulte sua operadora de banda larga para solicitar uma troca do equipamento. Durante a instalação, verifique se o equipamento tem certificado da Anatel, para funcionamento regular. Pergunte ao técnico da operadora de telecomunicação se o roteador suporta Wi-Fi 802.11 n ou superior.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
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