A comScore está divulgando um balanço sobre o que ela está acompanhando na web. São números relativos a fevereiro último, considerando apenas o acesso via PCs, dispensando o uso via tablets ou smartphones, cada vez mais intenso. Vale prestar atenção porque são informações bem recentes e podem dar subsídios a novos projetos. De cara, destaque-se que o Brasil está em quinto lugar no total de usuários do planeta, com 68,1 milhões de internautas, num crescimento de 11% em relação a fevereiro de 2013. Mas continuamos atrás de China (354,6 milhões), EUA (194,7 milhões), Índia (80,1 milhões) e Japão (73 milhões). Por outro lado, somos o terceiro país que passa mais tempo na rede, atrás de China e EUA. E (olha aí) 40% da audiência da América Latina (com 169 milhões de usuários) estão no Brasil. São 29,7 horas por mês online, contra 21,9 na média latino-americana e 20,4 dos argentinos.
A internet ainda é um ambiente jovem, digamos assim: 65% do total dos brasileiros conectados têm menos de 35 anos. Me chamou a atenção que, entre 6 e 14 anos, são 14,8% — dado importante, por exemplo, para quem trabalha com educação a distância, além, claro, de e-commerce. Cerca de 58% dos consumidores na web brasileira têm entre 15 e 34 anos de idade, e outros 20,4% estão entre 35 e 44 anos.
Na outra ponta, apenas 6,9% dos internautas brasileiros têm mais de 55 anos. O que vemos aqui é um ambiente muito grande a ser explorado, considerando que o país envelhece e que ainda há muita gente desconectada nessa faixa etária.
E por onde navega esse povo todo? Redes sociais (sobretudo, Facebook, com 97,8% do total) são líderes, como sabemos. Somente em fevereiro, passamos 775 minutos ligados às redes, contra 346 na média mundial. E os brasileiros gastam mais tempo no Facebook do que os argentinos e os mexicanos juntos.
Isso é bom ou ruim? Certo é que a Grande Rede, como se dizia antigamente em relação à internet, pode acabar se tornando uma única rede, restrita ao latifúndio Facebook. Isso pode se configurar uma praga, porque estamos cada vez mais nos encaminhando para um monopólio, mas aí já é assunto para outra hora. Por ora, basta dizer que o Facebook registrou mais de 583 milhões de anúncios ao longo de 2013. E a Netshoes foi a maior anunciante online, com 22,4 milhões de impressões.
Sites de serviços, portais e entretenimento cresceram bastante no último ano — 15%, 12% e 12%.
Outro dado curioso foi o aumento de 42% no tempo de navegação, entre maio e junho do ano passado, devido às notícias sobre manifestações que tomaram as ruas do país.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário