domingo, 29 de junho de 2014

Nível de desemprego caiu quase a metade

 
A estabilização monetária conquistada com o Real desencadeou um ciclo virtuoso na economia brasileira. Com mais renda, a população foi às compras e, consequentemente, o mercado de trabalho se dinamizou. O setor de serviços, puxado pelo comércio, foi um dos mais beneficiados. Áreas como habitação, saúde, educação, cuidados pessoais dentre outras também passaram a ser fortemente demandadas pela população, resultando em mais oportunidades para o trabalhador.
A prova é tanta, explica o coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Sine/IDT no Ceará, Erle Mesquita, que enquanto nos anos 1990 a taxa de desemprego no Brasil beirava os 13%, com 13 milhões de pessoas em idade economicamente ativa em busca de trabalho, hoje, esta caiu quase pela metade, ficando pouco acima de 7%, representando apenas sete milhões de trabalhadores.
Segundo ele, os anos 1990 foram marcados por índices mais altos de pessoas sem ocupação, pois o trabalhador demorava mais a conseguir uma vaga, ao contrário do verificado ao longo dos anos 2000. "Já na década seguinte, nos anos 2000, a situação se inverteu. A taxa de desemprego caiu, ao lado de mais vagas, o tempo de espera por um emprego também diminuiu, mas isto devido à rotatividade que também cresceu, amenizando, dessa forma, o problema".
Tempo de espera
 
 
Para se ter uma ideia, chama a atenção o coordenador do Sine/IDT, atualmente o trabalhador na Capital cearense leva em torno de 25 semanas para arranjar uma ocupação. Há seis anos, por exemplo, esse tempo era de 49 semanas. "Mas se pegarmos metade da população desempregada atualmente, a média é de apenas 12 semanas em busca de uma colocação, e isso é importante porque essas pessoas demandam menos políticas públicas voltadas para o trabalhador como o seguro desemprego, assim como o recurso permite suportar com folga o tempo que se fica sem trabalho, pois com três meses o trabalhador já tem conseguido uma nova ocupação", argumenta.
Formalização
Outra conquista com a estabilidade monetária, acrescenta Mesquita, é o aumento do emprego com carteira assinada, de maneira que mais trabalhadores passaram a ter os direitos garantidos. "Em resumo, na década de 90, quando o Plano Real foi implementado, a taxa de desemprego era elevada, a proporção de pessoas com carteira assinada era decrescente, a informalidade também era alta e o tempo de espera por um emprego era prolongado, enquanto hoje esse quadro se inverteu, embora o nível de informalidade ainda seja significativo", fala.
Entretanto, avalia Mesquita, o desafio agora é fazer com que o trabalhador inserido em outras faixas salariais que não o Salário Mínimo tenha o mesmo padrão de reajuste salarial. "O que se observa é um achatamento da remuneração, havendo um nivelamento por baixo, visto que, de sete a oito empregos gerados no Brasil, a renda é de apenas um piso de referência", destaca o coordenador.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança