terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Expansão do PIB não deve alcançar 1,7%


 

O crescimento da economia brasileira não vai alcançar 1,7% neste ano se concretizado o cenário traçado por mais de uma centena de economistas de instituições financeiras e outras empresas. A mediana das projeções do boletim Focus, divulgado ontem pelo Banco Central (BC), recuou de 1,79% para 1,67%. Há um mês, as previsões eram mais otimistas e apostavam em expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,91%.
 
Para o ano passado, cujo número oficial será divulgado na quinta-feira, a estimativa para a expansão da atividade econômica é de 2,2%. Se os modelos matemáticos do mercado estiverem calibrados, o crescimento médio do PIB na gestão da presidente Dilma Rousseff ficará em 1,9%.
Dilma não conseguiria ultrapassar a marca de Luiz Inácio Lula da Silva, que entregou em oito anos (2003-2010) um crescimento médio de 4%. Sua marca seria menor, inclusive, do que a do governo de Fernando Henrique Cardoso. O tucano fez a economia crescer, em média, 2,3% ao ano, durante o período de 1995 a 2012.
"O cenário para 2014 é ainda mais desfavorável que o do ano passado", afirmou o economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria, acrescentando que o governo precisa lidar com mais restrição fiscal. Por isso, aponta, terá dificuldades para estimular a economia.
Copom
Para os analistas ouvidos pelo BC, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve decidir nesta semana por mais uma alta de 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros, levando a Selic a 10,75% ao ano. Em abril, segundo as projeções, o colegiado que reúne os diretores do BC votará por mais uma dose de aperto, para 11% ao ano, patamar no qual os juros básicos encerrarão o ano. Em 2015, haverá mais dois aumentos e a taxa alcançará 12% em abril.
Mesmo com menos crescimento e mais juros, o mercado aposta em mais inflação para este ano. A mediana das projeções aos 6% para a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A inflação oficial deve encerrar 2015 em 5,7%, segundos estimativas do mercado, que mantém há um mês a mesma projeção.
Tarifas públicas
Para 2014, os economistas esperam alta dos preços administrados pelo governo. Na última semana, eles elevaram pela terceira vez a estimativa para o aumento das tarifas públicas, que há quatro semanas estava em 4%, para 4,10%.
A Tendências, por exemplo, aposta que ocorrerá alta do preço da energia elétrica neste ano. Já de outros preços controlados pelo governo - como o combustível e transporte público - a consultoria acredita que o aumento só ocorrerá no ano que vem. O mercado acredita que a "conta" de ter represado essas tarifas no ano passado deve ser mais salgada em 2015, passado o período eleitoral, quando os preços administrados devem subir 5%, de acordo com o relatório Focus.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança