domingo, 1 de dezembro de 2013

Mulher precisa ficar mais atenta ao próprio coração


As mulheres deveriam dar mais atenção ao coração. Não, não estamos falando das emoções, mas da saúde cardíaca. Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre elas — 40% do total —, superando o câncer de mama. E o pior: poucas conhecem todos os sintomas e apenas 6% recorrem ao cardiologista quando têm problemas de saúde, segundo pesquisa com 5 mil mulheres brasileiras.
Foram avaliados a presença de fatores de risco entre as mulheres e o conhecimento delas sobre a saúde do coração. Cerca de 40% não consideram colesterol alto como arriscado, e 51% pensam o mesmo sobre o tabaco. Em relação à menopausa, o fenômeno reduz hormônios que protegem o coração, mas só 3% das mulheres afirmam que a fase aumenta as chances de doenças cardíacas. 
“Derrame e infarto são os principais problemas entre as mulheres e muitas têm a ideia errada de que o câncer de mama é o mais frequente”, diz o cardiologista Raul Dias dos Santos, um dos escritores do livro ‘Coração de Mulher’ e revisor do estudo.
Cigarro e pílula: venenos
Segundo ele, o risco aumenta para aquelas que fumam e usam pílula anticoncepcional. Os dois produtos aumentam a coagulação sanguínea e o risco de trombose, que pode levar ao Acidente Vascular Cerebral. Quando o assunto são os sinais de que algo não vai bem com o coração, apenas 30% das entrevistadas reconheceram sintomas que são típicos na mulher: visão turva, dor nas costas e na boca do estômago.
Uma das explicações, diz Raul, é o fato de a mulher sofrer de problema cardíaco cerca de dez anos após o homem, depois dos 60 anos. “Em idosos, os sintomas não são tão típicos”, aponta Além disso, a pesquisa mostrou que 71% têm familiares que sofreram problemas cardíacos precoces, o que pode aumentar em 50% o risco de doenças.
Os dados fazem parte de levantamento realizado pelas revistas Saúde e Claudia, da Editora Abril, e da Nestlé. Foram entrevistadas 5.318 mulheres, de 20 a 60 anos, entre junho e julho de 2013. O cardiologista alerta que questões emocionais, como depressão, aliada a fatores de risco, como colesterol alto, diabetes, tabagismo e hipertensão, aumentam as chances de doenças. “A pessoa deprimida cuida menos de si e a depressão está associada a alterações físicas, como maior risco de coágulos no sangue”, explica.
Ano que vem, a Sociedade Brasileira de Cardiologia irá ‘importar’ a campanha norte-americana ‘Go Red for Women’, em que elas se vestem de vermelho para alertar outras mulheres sobre esse problema. Orlando Otavio de Medeiros, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade, reconhece aumento dos problemas cardíacos entre elas.
“A mulher está acumulando a parte doméstica com a profissional e adotando hábitos não saudáveis, como má alimentação e tabagismo, antes mais frequentes entre homens.”
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança