O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, anunciou ontem, em Fortaleza, antes de embarcar para Brasília, a visita da presidente Dilma Rousseff às obras de transposição do Rio São Francisco para o fim de novembro."Está pré-agendado pra ela visitar as obras no dia 21 ou 22. Estamos só aguardando a oficialização do planalto", adiantou o ministro.
Dilma deve conferir a retomada do eixo leste da transposição, a estação de bombeamento de captação no rio São Francisco em Itaparica, e o eixo norte, em Cabrobó, em Pernambuco.
A presidente deve percorrer o percurso do túnel para transporte de água, Cuncas I, e visitar o município de São José de Piranhas, na Paraíba.
De passagem
Uma passagem pelo Ceará também está prevista na agenda, de acordo com o ministro. Dilma viaja para Jati, na microrregião de Brejo Santo, para acompanhar a construção de um conjunto de barragem. Uma passagem por Juazeiro do Norte também está em cogitação.
A assessoria de imprensa da Presidência da República declarou que a viagem e a agenda de Dilma ainda estão sendo fechadas, mas que deve ocorrer até o final de novembro.
Transposição só em 2015
O ministro declarou que a previsão de conclusão da obra da transposição é para o segundo semestre de 2015, porém, que anseia finalizar os 100 primeiros quilômetros, tanto do eixo leste como norte, até o final de 2014.
"O eixo norte tem mais trabalhadores hoje, por está atrasado em relação ao eixo leste, como por ser maior. A tendência é que os dois fiquem no mesmo nível de execução", avaliou.
Segundo Teixeira a obra está 50% concluída e os recursos liberados sempre que solicitados. "Todos os contratos foram firmados e as ordens de serviço foram dadas", garantiu o ministro.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário