terça-feira, 29 de outubro de 2013
Compra por celular dá força à inclusão bancária
Com o objetivo de alcançar, nos próximos anos, cerca de 500 milhões de pessoas que ainda estão excluídas do mercado financeiro no mundo, sem nenhuma conta bancária, a Mastercard vê no Brasil uma praça chave para se aproximar dessa meta. No foco, além da expansão no uso de cartões magnéticos, a empresa vê a utilização da telefonia móvel nas transações de compra como um prometedor nicho a ser explorado por aqui. A presidente de mercados internacionais da Mastercard, Ann Cairns, afirmou ontem, durante coletiva de imprensa, que a empresa está entrando com tecnologia móvel em diversos mercados do mundo.Mastercard, TIM e Caixa
No Brasil, lançará no ano que vem a tecnologia de ´mobile money´, em parceria com a operadora TIM e a Caixa. Por meio de uma conta pré-paga virtual, o assinante da operadora poderá efetuar compras e outras transações financeiras utilizando o próprio celular ou um cartão magnético vinculado ao seu número de telefone. A gestão será feita pelo banco. Além deste projeto, a empresa pensa em ampliar as oportunidades por meio desta tecnologia. Ainda este ano, será lançado no País, em fase de testes, o MasterPass, que se tornará operacional no ano que vem.
Cadastro de smartphones
A ideia é criar uma espécie de carteira digital para smartphones, na qual vários cartões de créditos podem ser cadastrados pelo cliente e todas as compras pela internet poderão ser feitas em um clique ou toque digital.
"A metade da população brasileira não é bancarizada, mas possui celular. Então, queremos entrar neste mercado, que é uma das coisas que vai causar muita revolução", analisa Ann.
De acordo com ela, mercado brasileiro possui um dos maiores índices de prontidão móvel, que é a propensão dos consumidores para realizarem compras pelo celular. No ranking mundial que avalia essa tendência, o País se coloca em 16ª posição. "Eu acho que isso vai pegar no Brasil", afirma. O presidente da Mastercard para a América Latina e Caribe, Gilberto Caldard, aponta que o Brasil possui 268 milhões de telefones celulares, com grande uso da internet por meio deles. "O negócio é juntar isso", defende. Conforme ele, o País ainda está começando nessa nova tecnologia, mas a expectativa é de que ela se popularize nos próximos anos.
Participação brasileira
Caldard informa que atualmente 19% das transações comerciais feitas no Brasil são realizadas por meio eletrônicos, sendo que o volume financeiro movimentado por estes meios chega a 28% do valor total das transações feitas.
São 670 milhões de cartões no País, entre crédito, débito e outros, mas, mesmo assim, cerca de 30 a 40 milhões de pessoas, da população adulta brasileira, ainda não têm acesso ao dinheiro de plástico.
"Queremos trabalhar nisso, nessa inclusão financeira. A utilização dos meios eletrônicos reduz tanto a circulação de dinheiro em espécie e como as fraudes, além do que as pessoas se sentem incluídas", defende Ann. Ela afirma que 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é gasto com transporte, movimentação e impressão de dinheiro vivo, um percentual semelhante ao de vários outros países. "Os governos precisam pensar na redução do dinheiro em espécie".
Bolsa Família é visto como nicho para a operadora
O Brasil é hoje o segundo maior mercado mundial para meios eletrônicos de compra, ficando atrás somente dos Estados Unidos. De olho nisso e querendo ampliar sua presença no País, a Mastercard avalia a possibilidade de sua atuação através do programa federal Bolsa Família.
A empresa já realiza parcerias com governos de diversos países e vê nesse programa grandes oportunidades de negócios.
"O Bolsa Família é um programa muito interessante e há sempre uma coisa a mais a fazer com tecnologia", declarou a presidente de mercados internacionais da Mastercard, Ann Cairns.
Ela apresentou experiências da empresa em parceria com diversos países, como na África do Sul, e com programas da Organização das Nações Unidas (ONU), que é o caso da World Food Programe, que era um programa que distribuía alimentos a refugiados da Síria e que, hoje, faz transferência de recursos financeiros por meio de cartão, via tecnologia da empresa. "Nossa missão é buscar soluções tecnológicas que substituam o dinheiro. Pode ser com cartão, através da telefonia móvel, vamos buscando soluções", afirma o presidente da Mastercard para a América Latina e Caribe, Gilberto Caldard.
Possibilidades
Como o Bolsa Família já utiliza cartão eletrônico, a empresa vê outras possibilidades para sua inclusão no programa e, entre elas, está a disponibilização de tecnologia de identificação biométrica, sistemas de biotecnologia e nisso se inclui a de pagamentos móveis, por meio de celulares. (SS)
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário