quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cadela ‘abençoada’ pelo Papa vai do céu à carrocinha


Se um dia ela foi abandonada, hoje a cadela Francisca é celebridade canina disputada. ‘Abençoada’ pelo Papa Francisco, a vira-lata que subiu no palco onde o Pontífice rezou a última missa da JMJ — e, por isso, recebeu tal nome —, na Praia de Copacabana, está no centro de polêmica entre a prefeitura e protetores de animais. Desamparada desde 18 de julho, ela foi resgatada pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) — e levada para a fazenda-modelo, em Guaratiba —, no último dia 22, quando ganharia uma família. Chica ainda está esperando mais 8 filhotes.
“É uma história meio macabra, meio Janete Clair. A cadela ficou abandonada um tempão. Recebi a denúncia e fui resgatá-la. E logo nesse dia iam buscá-la ”, declarou o secretário da Sepda, Cláudio Cavalcanti.Mas a esteticista Iris Caetano, 37 anos, rebate. Ela acompanhou o caso: levava ração para a cadela, e fez campanha no Facebook para sua adoção. Iris conta que quando conseguiu a adotante — a diarista Teresa Santos, 43 — tentou levar Chica. Mas seguranças do desmanche do palco do evento — onde a vira-lata ficou — a mandaram voltar em outro horário.
“Tentei levá-la, mas ela é uma cadela assustada, deve ter sido muito maltratada. Não quis forçar, pra não machucá-la. Quando consegui a adotante fui lá de novo, de manhã. Mas os homens falaram pra eu voltar à noite. Quando voltei, o secretário já a tinha levado”.
DISPUTA POR ADOÇÃO
Apaixonada pela cadela, Teresa lamentou a coincidência: “Estou triste. Nem durmo direito. Depois disso, liguei várias vezes pra Sepda, mas cada hora diziam uma coisa”.
No dia 29 de agosto (quinta), Teresa e Iris foram à fazenda-modelo, onde passaram por entrevista para adoção. “Nos deram esperança de que Teresa ficará com ela”, disse Iris. Mas há mais três pessoas na fila.
Segundo o secretário, a cadela chegou à fazenda-modelo debilitada e anêmica. Veterinários fizeram ultrassonografia e descobriram que ela estava prenha de oito filhotes. “Ela está na minha sala recebendo todo cuidado. Os canis são coletivos, e devido ao jeito dela, assim é mais seguro. Todo animal é tutelado pelo Estado, e ela só poderá ser adotada quando se recuperar, parir e amamentar”.Polêmica entre Sepda e militantes
Militante pela defesa de animais, a veterinária Andréa Lambert critica a Sepda. “Há cachorros abandonados que a secretaria não resgata. O cuidado é porque foi a cadela do Papa. Se ela está fraca, é melhor que fique com adotante. Um lar é sempre melhor que abrigo”. Ela acusa a Sepda de omissão. Uma audiência pública que havia sido marcada para terça-feira (dia 3), na Câmara dos Vereadores, com o secretário, foi cancelada. “Ele não nos escuta”, queixa-se.
Luta por mudanças
O decreto 37326, de 28 de junho de 2013, motivou protestos contra o prefeito Eduardo Paes e a Sepda. O decreto determina a castração de animais com dois meses e limita as feiras de adoção.
Para derrubá-lo, o vereador Cesar Maia (DEM) criou projeto de Decreto Legislativo (publicado no DO da Câmara, no dia 1º de julho de 2013), que susta o do executivo. Não há previsão para ser votado.
Em julho, após denúncias contra a fazenda-modelo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária multou em R$ 6 mil o local, por falta de veterinário responsável.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança