O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, assinou na noite dessa sexta-feira (23) um acordo de implementação do programa "Brasil Mais Seguro" em Natal. Com o programa, deverão ser investidos até o fim de 2014 cerca de R$ 39,4 milhões na segurança da cidade. Na primeira fase do programa, 67 câmeras de segurança serão instaladas até o fim deste ano em diversos bairros, como Alecrim, Tirol, Petrópolis e Ponta Negra, e o Governo vai investir R$ 2 milhões como contrapartida para a ação. O programa foi uma pleito da Fecomercio ao deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), que intermediou o pedido com o Ministério da Justiça. A cerimônia de assinatura aconteceu na Escola de Governo, no Centro Administrativo, na presença do deputado Henrique Eduardo Alves, da governadora do RN Rosalba Ciarlini e outras autoridades potiguares.
Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini apresentou os 19 projetos do Governo do Estado e aprovados pelo Ministério da Justiça que compõem o primeiro lote de melhorias conquistadas por meio do programa Brasil Mais Seguro. O projeto de videomonitoramento prevê a implantação de 67 câmeras de segurança nos principais corredores comerciais da capital potiguar, instalados nos bairros do Alecrim, Cidade Alta, Igapó, Petrópolis e Ponta Negra. Segundo Rosalba, a instalação destas câmeras será apenas o primeiro passo, pois elas farão parte de um projeto mais amplo para a Copa de 2014 em Natal com uma central de controle no Centro Administrativo. “O Estado conta atualmente com apenas 30 câmeras. Mas, além destas 67 que irão para as principais áreas do comércio de Natal, nós teremos já para a Copa de 2014, mais 200 câmeras, além da Central de Controle, que está praticamente concluída”, prometeu a governadora.
De acordo com o Governo do Estado, dentre os projetos apresentados também estão o aparelhamento das Delegacias de Homicídios de Natal e Mossoró e das delegacias dos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Macaíba. O reforço da Polícia Militar poderá ser observado a partir de bases móveis da Polícia Comunitária em Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Macaíba.
Os demais projetos, ainda de acordo com o Executivo, incluem inovações tecnológicas para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o fortalecimento do serviço de inteligência, da perícia técnica, das ações do Proerd, da Ronda Escolar, das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), das Delegacias Especiais de Defesa da Criança e do Adolescente (DCAs), além de mais investimentos para os programas de ‘Pequenos Afazeres’, da Polícia Mirim; da Comunidade em Paz para Felipe Camarão e; do Bombeiro Mirim.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário