sábado, 10 de agosto de 2013

Geração de empregos no RN é a 4ª pior da década


O Rio Grande do Norte registrou no primeiro semestre deste ano o quarto pior desempenho da década, para o período, na geração de empregos com carteira assinada. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o estado fechou 1.927 postos de trabalho entre janeiro e junho. Os dados foram divulgados ontem e mostram ainda que o estado ficou entre os quatro do Nordeste com o pior saldo de empregos no semestre.O desempenho, segundo o economista e chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no RN (IBGE/RN), Aldemir Freire, foi puxado pela desaceleração da indústria petrolífera, da indústria têxtil e de confecções – que enfrenta a concorrência com os produtos asiáticos – e das vendas do comércio.
Projeção
O economista acredita que o ritmo de contratações no Rio Grande do Norte deverá acelerar no segundo semestre - tradicionalmente mais aquecido - mas que o estado fechará o ano contratando menos do que contratou em 2012. “Praticamente todos os outros setores estarão em pior situação do que estiveram em 2012. O comércio vai melhorar, mas não vai repetir o desempenho de 2012. A construção civil provavelmente também não, já que teremos o  encerramento das obras da Arena das Dunas e do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A indústria extrativa também enfrenta problemas, com a desaceleração da produção de petróleo. E até o setor de serviços, que provavelmente fechará o ano como o grande empregador, reduzirá o ritmo das contratações”, analisa Aldemir.
A saída, segundo ele, seria ampliar os investimentos públicos, sobretudo em infraestrutura. “Ainda assim, não sei se esses investimentos seriam capazes de alavancar a construção civil e o setor sozinho manter as contratações em alta no estado”.
A indústria extrativa, que inclui à ligada ao petróleo, foi um dos setores que fechou o primeiro semestre em baixa, com um saldo negativo de 233 vagas. O município de Mossoró ilustra bem esse quadro. Segundo o sindicato dos petroleiros do RN (Sindipetro/RN), entre janeiro de 2012 e junho de 2013 já foram homologadas mais de 1,2 mil demissões só dos trabalhadores ligados ao sindicato. O número de demissões considerando os oito sindicatos ligados à Petrobras, já se aproxima dos 4 mil. 
Outro setor que continua demitindo mais do que contratando é o da indústria de transformação, que fechou o primeiro semestre do ano com um saldo negativo de menos 2,2 mil emprego, puxado sobretudo pela indústria têxtil e de confecções – que já apresenta sinais de recuperação – a indústria química, de produtos farmacêuticos, veterinários e perfumaria e a de alimentação, que encerrou o primeiro semestre de 2013 com 537 postos de trabalho com carteira assinada a menos. Os únicos dois setores que contrataram mais do que demitiram de janeiro a junho foram a administração pública e o setor de serviços.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança