domingo, 28 de julho de 2013

RN tem 25 médicos estrangeiros

 
No próximo dia 25, mais de mil médicos graduados em universidades estrangeiras começam o processo de revalidação do diploma. Será a terceira edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida. Brasileiros que foram estudar fora e estrangeiros que desejam trabalhar no país vão se submeter ao exame. Se aprovados, unem-se aos 6.822 médicos formados no exterior que hoje atuam de forma legal no Brasil. No Rio Grande do Norte, são 43 profissionais com formação realizada no exterior, destes, 25 são estrangeiros.

A maioria vem da Bolívia. O país que faz fronteira com quatro Estados brasileiros é a terra natal de 18 médicos que h0je moram na capital do RN e em cidades do interior. Relacionamentos pessoais e possibilidade de crescimento profissional são apontados como motivos para a migração destes profissionais. É o caso da médica Claudia Mireya Paredes Marinho, 36 anos, natural de Tarija, cidade localizada no Sul da Bolívia. Claudia estudou na Universidade Maior Real e Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, em Sucre, capital do país. Na faculdade, conheceu um potiguar com quem namorou e casou anos depois. “Ainda no período do curso, comprei a ideia de vir morar no Brasil. Eu já conhecia a região Sudeste do país e ele [o marido] me falava de como era bom morar aqui. Decidi que viria para cá”, relembra.Também por causa de um relacionamento amoroso, o médico boliviano Jesus  Rolly Dominguez Gutierrez, 45 anos, decidiu deixar a capital da Bolívia para morar primeiramente em Pau dos Ferros. A viagem para o Rio Grande do Norte ocorreu há dez anos. Hoje, ele mora em Natal, atua como geriatra e professor de Medicina numa universidade particular. “Já havia morado nos Estados Unidos por um tempo, conheci o Rio Grande do Norte em 2000 e, em 2002, casei e decidi morar por aqui”, resume.Além do fato de serem casados com potiguares, ambos profissionais dividem um histórico parecido quando o tema é revalidação do diploma. Diferente dos profissionais que vão se submeter ao exame no próximo mês, os médicos que já  atuam no Brasil passaram por um processo considerado mais difícil e desgastante pela maioria. Foram dois anos para  Claudia Mireya conseguir a revalidação do diploma. Para Jesus Dominguez, o “milagre” foi consumado após três anos de   desgaste. “Fiz a prova duas vezes: uma em Rondônia e a outra no Ceará, onde fui aprovada. Depois da prova, ainda tive que complementar a carga horária de aulas em Santa Catarina. Foi bem cansativo”, lembra Claudia Mireya. A médica atualmente divide o tempo em três atribuições. Atende na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal) e Pronto Socorro do Hospital São Lucas. E ainda precisa de tempo para cuidar dos filhos: um casal de gêmeos de nove anos.

“O processo de revalidação foi bem complicado. Consegui revalidar em Santa Catarina. Não precisei voltar à sala de aula porque já havia passado pela residência médica. Mesmo assim, foram três anos até que o processo fosse encerrado definitivamente”, informa Jesus Dominguez.  A burocracia para conseguir atuar de maneira legalizada no Brasil não era fator desconhecido pelos profissionais. O processo, aliás, apesar de desgastante, é classificado como necessário pelos médicos. Outros problemas, no entanto, foram superados de forma mais simples pelos estrangeiros: a língua portuguesa e o “nordestinês”.

Para compreender o que os pacientes relatavam, Claudia Mireya diz que sempre pedia para os enfermos apontarem para o local da dor, por exemplo. “O pessoal falava que estava com cobreiro. Eu não sabia o que era. Pedia para apontar e entendia que se tratava de uma herpes-zóster. Dizia que estava com dor nas cruzes, no mocotó e eu ia pedindo para mostrar onde doía”, conta. “Os quatro primeiros meses foram de adaptação ao nordestinês”, frisa Jesus Dominguez.

 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança