Se depender da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, o Carnaval de 2014 não será tão cheio de lixo nas ruas como o que passou. Fabricantes e comerciantes de bebidas estão entre as empresas que serão obrigadas a praticar a logística reversa: terão que recolher e encaminhar para reciclagem as embalagens de seus produtos.
Sancionada em 2010, a lei determina que o trabalho deverá ser feito de forma independente do serviço público de limpeza urbana. Os empresários deverão fazer parcerias com cooperativas de catadores e comprar as embalagens usadas.
Regulamentação
Secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc diz que, até o fim deste ano, os diferentes setores empresariais terão que apresentar propostas para a regulamentação da lei. Caso isto não ocorra, caberá ao governo federal definir essas normas complementares.
Os atingidos
Segundo as normas, os consumidores também têm responsabilidade sobre o destino dos produtos. A logística reversa afeta, entre outros, fabricantes e comerciantes de pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes e eletroeletrônicos.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário