
Quando ela surgiu, em 3 de março de 1963, no jornal ‘Folha da Manhã’ (hoje ‘Folha de S. Paulo’), era apenas coadjuvante em uma tira de história em quadrinhos do Cebolinha. Mas logo a baixinha e dentuça Mônica, que completa 50 anos, mostrou quem era que mandava no pedaço. Hoje, é o carro-chefe da empresa responsável por mais de 80% das publicações no mercado infantil do país.
“Quando leitores e amigos começaram a pedir mais histórias dela, eu percebi que a Mônica ia sobrepujar o dono da rua. Mesmo assim, teimei muito. Incluí ela para atrair atenção, mas a história continuou a ser do Cebolinha por muitos anos. Só em 1970, na hora de lançar a revistinha, eu aceitei, e passou a ser Turma da Mônica”, lembra Mauricio de Sousa, o pai da personagem.
Pai, no caso, não é força de expressão, já que a menina é inspirada em uma das filhas do desenhista, Mônica de Sousa, que tinha 3 anos quando a personagem surgiu. “As características dela são bem parecidas com as minhas. Eu me vestia e até hoje gosto de vermelho. Tenho o gênio forte, até a Mônica ficou mais boazinha que eu ultimamente”, diverte-se. “Ser mandona, briguenta, baixinha, ter que fazer regime o tempo inteiro para não ficar gordinha... Parece muito”, diz a diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções.

Ela conta que serão lançados mais de 200 produtos com o selo Mônica 50 Anos. Entre eles, a réplica da primeira boneca, a Estrelinha Mágica e um coelho Sansão amarelo. “O primeiro foi amarelo. Foi destruído e ganhei o segundo, aos 5 anos, no programa da Hebe: um azul, tenho até hoje”.
As atividades comemorativas incluem uma exposição que estreia no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, e vai para outros estados, com desenhos antigos e objetos como o coelho azul. Também será distribuído um bolo de 50 metros em uma comunidade e revistas que mostrarão todos os aniversários da personagem: afinal, ela vem fazendo 7 anos há meio século.
Mônica, a personagem, chega aos 50 com marca de gibi mais vendido do Ocidente: foram mais de 600 mil cópias das edições do primeiro beijo e do casamento com Cebolinha na ‘Turma da Mônica Jovem’. “Mais que isso, só quando houver o divórcio”, brinca Maurício. “Mas, antes disso vem outra proposta nossa: lançar a turma adulta”. Outras novidades incluem a criação de personagens baianos (com participação de Ivete Sangalo, Claudia Leitte e outros artistas nas HQs), desenho em 3D para a televisão e um livro de Mauricio em parceria com a escritora Thalita Rebouças.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário