Com o enredo ‘Amo o Rio e vou à Luta: Ouro Negro sem Disputa…’, a escola de samba Grande Rio promete brigar pelo inédito campeonato. A Tricolor de Duque de Caxias decidiu rasgar a fantasia de ‘escola de celebridades’, como se tornou conhecida devido ao grande assédio de artistas, para entrar firme em um enredo de cunho político.
Um enredo que fala claramente sobre a briga do Estado do Rio pelos royalties do petróleo é político? Roberto Szaniecki nega.
Ele explica que o enredo será contado da forma mais didática possível. “Vamos mostrar os benefícios que o dinheiro dos royalties do petróleo trouxe para o Estado do Rio, desde a geração de mão- de obra especializada, a melhoria da infraestrutura das cidades, o investimento em educação, até a preservação ambiental. Dividi o enredo em seis setores”, conta.
Cheio de segredos, o carnavalesco não dá detalhes sobre o final. Apenas diz que falará sobre o caos. “É uma suposição do que aconteceria se o estado perder os recursos dos royalties”, afirma Szaniecki.
Com 3.800 integrantes, sete carros alegóricos, sendo um acoplado, e 34 alas, a escola não esquece a prata da casa para fazer bonito. A porta-bandeira Verônica Lima é um dos trunfos. Ela fará par com o mestre-sala Luís Filipe, outra cria da casa.
Verônica conta que começou a desfilar na Grande Rio aos 9 anos. “Estou de volta depois de três anos. É uma emoção muito grande poder retornar onde tudo começou”.
O ritmo de ensaios do casal é bem puxado. Luís Filipe e Verônica ensaiam praticamente todos os dias, sempre de duas a três horas, sob a coordenação do coreógrafo Saulo Fineon. “É um esforço muito grande, mas que vale a pena porque queremos que nossa escola seja campeã”, diz Luís Filipe.
Paulista apaixonado por Caxias
Ele é paulistano, está há pouco tempo na presidência da Grande Rio, mas mostra muito carisma entre os integrantes da escola. Com indisfarçável sotaque paulista, Edson Alexandre, 58 anos, o Tio Edson, assumiu o cargo em abril, em substituição a Helinho de Oliveira. “Recebi um convite do (patrono) Jaider Soares e não pude recusar. Gosto muito de samba e sempre ajudei a escola, com patrocínios e viagens”, diz.
Com orçamento estimado em R$ 10 milhões, ele diz que tem “suado a camisa” para colocar na Avenida uma escola que brigue pelo título e que represente Caxias. “A escola hoje é a cara de Caxias, 99% das fantasias são doadas para a comunidade. Vamos brigar pelo título. Não tenho dúvidas”, diz.
Hoje, a escola já dará uma prova da força da comunidade. Com o apoio de empresários e da prefeitura, colocará à disposição dos caxienses 80 ônibus para ir ao Sambódromo. É que hoje, às 22h, será o ensaio técnico da escola.
Sem papas na língua, Edson Alexandre rasga a seda pelo prefeito Alexandre Cardoso. “Ele assumiu há pouco tempo, mas está sempre disposto a ajudar. Entende que a escola representa a cidade, algo que o antecessor (o ex-prefeito José Camilo Zito) não fazia. Este (não fala o nome) nem me telefonava”.
Sobre o possível preconceito de um paulistano comandar a escola, ele responde com bom humor. “Gosto de praia, cerveja gelada”, diz o presidente, ex-chefe de cozinha do camarote da Grande Rio no Sambódromo.
Letra
Um Grande Rio de amor, sou eu/ Vem cá, me dá, o que é meu, é meu
(Autores: Mingau,Júnior Fraga, Deré, Mingauzinho e Neto)
Vem, Vem comigo cantar/ Hoje eu vou mergulhar profundo/ Tem lá no fundo do mar/ Ouro pra alimentar o mundo/ Que faz crescer, impulsionar o conhecer, multiplicar/ Tão lindo pela própria natureza/ Meu Rio vai gerar tanta riqueza/ Mas tem que ser assim/ Bom pra você, bom pra mim!
Uma eterna paixão eu e você/ Minha escola é meu bem querer/ Felicidade em alto astral/ É o ouro negro nosso Carnaval
Vou jogar a rede e puxar/ Vem me dar um beijo, amor/ Na praça ouvindo o sino tocar/ Preservar é dar valor/ Eu quero um lugar pra viver/ Segurança e saúde/ Pra dar e vender/ E assim festejando eu vou/ Ver a vida renascer... É, a mensagem taí... Explorar não é destruir/Se faltar vira o caos/ Não posso deixar pelo Rio eu vou lutar/
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário