
Ministerio da Saúde anuncia: pela primeira vez na história deste país, o lançamento da campanha de prevenção à Aids e DST no Carnaval será numa favela. Amanhã, o grupo Prevenção Realizada com Amor (Proa) recebe no Casarão dos Prazeres o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e autoridades do estado e da capital.
A deferência encheu a comunidade de Santa Teresa de alegria, principalmente pelo reconhecimento ao trabalho de prevenção feito na favela, desde 1996, por Cris dos Prazeres. “As campanhas sempre foram lançadas em barracões das escolas de samba, no Rio de Janeiro, ou nos blocos, em Salvador. Este ano, será aqui. É um reconhecimento do governo ao trabalho da Cris”, diz Wanda Guimarães, coordenadora da ONG Cedaps (Centro de Promoção da Saúde), que conduz o trabalho nas favelas.
A semana passada inteira foi dedicada a oficinas para capacitar as lideranças de 153 comunidades, no Rio e no Grande Rio. Nelas estiveram presentes moradores do Morro dos Macacos, Campo do América, Jardim Palmares, Maré, Borel, Urubu, Mato Alto, Rio das Pedras, Prazeres, Parque Proletário, Batan e Vila Tiradentes.
Artistas e grafiteiros de Brasília estavam no Casarão dos Prazeres preparando a campanha com jovens locais. “Coletamos garrafas PET para transformá-las em ‘dispensers’ de camisinhas. Eles ficarão nas biroscas, bares, praças, pontos de ônibus e de vans dentro das comunidades”, explicou Wanda.
O fato de abrigar o lançamento nacional da campanha encheu Cris dos Prazeres de gratidão. “É um reconhecimento ao trabalho de toda minha equipe. Camisinha é direito da população”.
VACINAÇÃO
O evento principal da campanha do governo federal, com foco nas comunidades e que acontecerá amanhã, no Casarão dos Prazeres, na verdade se inicia hoje, com o oferecimento de testes contra HIV e as hepatites B e C, no Morro dos Prazeres e Escondidinho. Além dos testes, o Ministério da Saúde vai oferecer vacinação gratuita para hepatite. A ação segue amanhã e vai até a sexta-feira.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário