quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Deputados reclamam de mais atenção às vítimas da seca


O problema que a seca vem gerando no Estado do Ceará voltou a ganhar espaço na tribuna da Assembleia Legislativa. Ontem, alguns deputados alertaram para a situação em que se encontra parte dos municípios cearenses pela falta de água e de milho para alimentar o rebanho. De acordo com a deputada Mirian Sobreira (PSB), há cidades em que a reserva de água está abaixo de 10%, constituindo-se numa verdadeira ameaça ao consumo humano.
Mirian Sobreira destacou que desde setembro, os pecuaristas tem enfrentado dificuldade para comprar o milho fornecido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em Iguatu, cidade natal da parlamentar, ela conta que os pequenos criadores passam até quatro dias na fila para garantir uma saca de milho. A escassez do produto, conforme explicou, é porque o milho vinha de Goiás e os caminhoneiros não queriam fazer o transporte porque não havia frete de retorno, além disso, o frete que a Conab pagava era muito barato, segundo relato dos transportadores do produto.
Conforme a parlamentar, esse problema foi resolvido quando o Governo do Estado contratou uma empresa para fazer o transporte do milho de Goiás para os armazéns da Conab para sete municípios cearenses. Porém outro imbróglio surgiu: a falta de milho. A saída agora, segundo apontou Mirian Sobreira, é fazer um leilão e quem for o vencedor terá ainda 30 dias para entregar o milho, tempo em que muitos animais podem morrer por fome.

Conseguir
Para Mirian Sobreira, tal situação está ocorrendo por falta de planejamento, alegando que se sabiam que o milho ia faltar, então o leilão já deveria ter ocorrido. "Os pecuaristas vão continuar na fila de dia e de noite até a Conab conseguir terminar este leilão que poderia ter sido feito há meses", comentou, destacando que em Iguatu são apenas três funcionários da Conab para atender toda a demanda.
Outra reclamação da parlamentar é em relação aos carros pipas. De acordo com a deputada, seriam necessários 600 carros pipas para abastecer as 94 cidades cearenses que estão necessitando de água, mas segundo afirmou, somente 24 municípios estão sendo atendidos e a frota de carros pipas é composta de apenas 71 veículos.
A parlamentar disse reconhecer o esforço do Governo Federal e do Estado para minorar os efeitos da seca, através de programas, como o bolsa estiagem. Porém considera que o atendimento principal, que é o abastecimento de água na zona rural, está longe de ser resolvido. Conforme Mirian Sobreira, os projetos de abastecimento pelo programa Água para Todos ainda não saíram do papel.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança