domingo, 28 de outubro de 2012

Eleitor de 99 anos coleciona comprovantes de votação no Ceará

Comprovantes de votação do aposentado  (Foto: Gioras Xerez/G1)
Um aposentado de 99 anos, morador do Bairro Bela Vista, em Fortaleza, coleciona comprovantes de votação há 72 anos. Lúcido e bem-humorado, Péricles Oliveira e Silva, conta que tem 50 deles, desde que começaram a ser entregues aos eleitores. “É um dever do cidadão sair para votar. Gosto de votar e já estou na expectativa de sair para votar no próximo domingo”, disse Silva, que fará 100 anos em 1º de abril de 2013.
Por gostar tanto de exercer o direito de cidadão,  passou a colecionar os comprovantes para registrar que participou de todas as eleições. “Nas décadas de 1940, 1950 e 1960, não davam comprovantes para o eleitor não. Era só o cidadão chegar lá e votar. Assinava um papel e pronto. Nos últimos anos foi que o negócio ficou organizado. Tenho mais de 50 comprovantes”, explica.
Avanço na organização
Ele conta também que houve mudanças significativas na organização das eleições no Brasil. Antigamente, conforme ele, em algumas eleições, havia o risco de o eleitor votar várias vezes no mesmo candidato. "Não tinha a estrutura que é hoje. Seu voto vai somente para um candidato", afirmou.Silva aconselha os mais jovens a jamais vender o voto, pois, é um instrumento para mudar a cidade em que se vive. “É um direito seu e exige bastante responsabilidade. Nunca vendi meu voto e enquanto estiver vivo vou cumprir o meu dever de cidadão”, afirma.
Exemplo
 Sempre acompanhado pelos netos e filhas, em dia de eleição, o aposentado tem um ritual. Quem conta é a filha Sheila Holanda.”Ele não falta um ano de eleição. Anota todos os números dos candidatos organizadamente. Todos os anos a rotina é a mesma. Meu pai acorda 5 horas da manhã, faz a barba, coloca a melhor roupa e às 6 horas já está pronto. E na hora de votar é rápido, menos de 20 segundos”, recorda Sheila, que, em todas as eleições, vai Bairro Couto Fernandes, onde moram, ao Centro.
Eleição marcante
Boa memória é uma das qualidades de Péricles Oliveira. Ele lembra com detalhes de quase todas as eleições de que participou. Segundo ele, os bastidores das eleições para prefeito de Fortaleza, na década de 1960 vale a pena ser lembrado. “Foi uma momento tumultuado. Uma década que viríamos conhecer a ditadura. Uma momento difícil de esquecer”, relata.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança