terça-feira, 18 de setembro de 2012

Candidatos divergem sobre 2º turno


Os candidatos a prefeito de Natal fizeram leitura divergentes sobre a pesquisa Certus, divulgada no domingo . A possibilidade de ter ou não segundo turno no pleito da capital potiguar é o principal tema da análise dos prefeitáveis. A nova rodada da pesquisa Certus/Tribuna do Norte mostrou o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) com 44,75%; enquanto Hermano Morais (PMDB) tem 16,88%. Fernando Mineiro (PT), com 7,75%, e Rogério Marinho (PSDB), com  7,38%, estão praticamente empatados. Os outros dois candidatos ficaram abaixo de um ponto percentual: Robério Paulino, do PSOL, com 0,88%; e Roberto Lopes, do PCB, com 0,38%. Ainda responderam "nenhum", 10,13%; e "não sabe", 11,50%. Esses índices são da sondagem estimulada.
A nova pesquisa Certus/Tribuna do Norte foi aplicada nos dias 12 e 13 de setembro e publicada na edição de domingo (16). Com margem de erro admitida de 3% para mais ou para menos. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) com o número de protocolo RN-00098/2012.
O ex-prefeito Carlos Eduardo disse que está "muito satisfeito" com o resultado. "Nessa pesquisa eu mantenho uma distância grande do segundo e terceiro lugar. A diferença chega a 12%", disse, acrescentando que proporcionalmente, em votos, a distância entre ele e a soma dos demais candidatos é de 60 mil votos, considerando o número de eleitores de Natal.
"Estamos mantendo uma vitória no primeiro turno. Estamos lutando para que isso aconteça. Natal precisa que isso aconteça porque teremos tempo de planejar até a transição para retirar Natal dessa situação", disse o candidato do PDT, acrescentando que focado na eleição do primeiro turno está intensificando a agenda.
O deputado estadual Hermano Morais disse que a pesquisa confirma o que os outros estudos já traziam, que é a tendência da eleição ir para o segundo turno. "Essa pesquisa mostra a tendência de crescimento da nossa candidatura e de outros candidatos e o declínio daquele que está ainda em primeiro lugar nas pesquisas", analisou o candidato do PMDB.
Ele destacou que continuará o trabalho e acredita que até o final do primeiro turno chegará "já em posição de equilíbrio" com o candidato Carlos Eduardo. "A eleição será disputada em dois turnos e a tendência é de um final emocionante com a vitória nas urnas do PMDB", completou o deputado, ressaltando que tem observando o crescimento nas caminhadas e manifestações que recebe dos eleitores nas ruas de Natal.
O deputado estadual Fernando Mineiro também avaliou que a tendência é de segundo turno. "Nós temos números que mostram uma tendência ainda maior de segundo turno nessa eleição", destacou o prefeitável do Partido dos Trabalhadores.
Fernando Mineiro observou que, configurando-se segundo turno, a disputa está entre ele e o deputado estadual Hermano Morais para saber quem irá para o segundo turno na disputa com o candidato que aparece em primeiro nas pesquisas de intenção de voto.
A reportagem procurou ainda o deputado federal Rogério Marinho, candidato a prefeito pelo PSDB, mas não conseguiu localizá-lo.

Marqueteiros
A expectativa dos marqueiros que estão atuando nas campanhas majoritárias de Natal é que na capital potiguar ocorra segundo turno. O publicitário Artudo Arruda, responsável pelo marketing da campanha do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) analisou que o guia eleitoral tanto a televisão quanto o rádio mostra que o eleitor está "se movimentando". "Os números estão se movimentando. Ainda é prematuro dizer se vai ter ou não segundo turno, mas meu sentimento é que vai ter segundo turno", disse Arturo, chamando atenção que a segunda pesquisa mostra queda de Carlos Eduardo.
Marqueteiro da campanha do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), João Maria Medeiros avaliou que a pesquisa "confirma a tendência já demonstra em outras pesquisa de queda de Carlos Eduardo e crescimento de Hermano Morais".
João Maria Medeiros afirmou que as mudanças apontadas pela pesquisa refletem não apenas os programas eleitorais no rádio e na televisão, mas toda a campanha. "A propaganda tem um peso muito forte, mas o que as pesquisas estão demonstrando é uma fragilidade do outro candidato, não existe essa cristalização que estavam tentando vender. Foi dada a oportunidade do eleitor identificar candidatos e candidatos e é isso que ele (o eleitor) está fazendo", completou.
A reportagem tentou falar com o publicitário Alexandre Macedo, mas ele não atendeu ao telefone celular.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

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SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





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Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



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Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



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Dinastia: Bragança