quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Cochilo durante o dia melhora o raciocínio
Capaz de melhorar a memória, o raciocínio e o poder de concentração, o sono durante a tarde é uma das receitas de saúde recomendadas pelos médicos. Só é preciso ter cuidado com o horário e a duração do cochilo, pois dormir demais ou em horários inadequados pode não trazer benefícios e até prejudicar a noite de sono. Um estudo da Nasa, agência espacial americana, mostrou que quem cochila aumenta em cerca de 30% a capacidade de raciocínio e memória, e em 50% a habilidade para tomar uma decisão acertada.
Depois de descansar à tarde a pessoa rende mais, não tem tanto cansaço mental — diz o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio (Uerj) especialista em sono Lucas Neves de Andrade Lemes.
Mesmo quem dorme bem à noite se beneficia dessa espécie de siesta. O tempo ideal, segundo especialistas, varia para cada pessoa, mas fica entre 30 minutos e uma hora.
O cochilo não pode ser muito longo para não comprometer o sono à noite. Se for muito longo, pode induzir à sensação de inércia do sono: a pessoa acorda sonolenta e demora mais para funcionar — explica a médica Dalva Poyares, coordenadora de pesquisa do Instituto do Sono, em São Paulo.
A origem da sonolência à tarde
O tempo mínimo e o horário desse sono da tarde variam. Segundo a professora de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Luciana Palombini, há pesquisas que mostram que dez minutos de cochilo já podem proporcionar benefícios. Mas cochilar depois das 18h não é indicado, principalmente para quem sofre de insônia.
Dormir nesse horário provavelmente atrapalhará o sono noturno da pessoa — explica Luciana.
Para o médico Lucas Lemes, quem tira vários cochilos durante o dia deve investigar a causa da sonolência, pois pode estar com algum problema.
O nível mais alto do hormônio melatonina é às 23h, mas há um pico secundário dele às 14h. Por isso ficamos sonolentos no início da tarde. Liberado no sangue, esse hormônio faz com que tenhamos mais facilidade para pegarmos no sono — afirma.
E nem todo mundo precisa cochilar para descansar. Segundo Dalva, é interessante parar um pouco durante o dia para diminuir a adrenalina. Mas isso não pressupõe um cochilo.
Estudos mostram que quem faz uma pausa durante o dia tem melhora cardiovascular, principalmente as mulheres — diz Dalva.
No Rio e em São Paulo, já há lojas que alugam camas especiais para quem quer — ou precisa — tirar uma soneca no meio do expediente. Num dia em que precisava de uma pausa, o engenheiro Sérgio Bruno encontrou na internet a Pausadamente, que desde 2009 se instalou no Centro do Rio com massagens relaxantes, aluguel de cabines para quem quer dormir 20, 30 ou 40 minutos e uma cadeira desenvolvida pela Nasa que simula a gravidade zero e, assim, embala o sono dos mais necessitados, com direito a cores e músicas.
Estou fazendo doutorado e trabalhando, passo várias noites em claro. Teve um dia em que eu estava tão cansado que fui lá, dormi meia hora e consegui voltar para trabalhar melhor — conta o engenheiro.
Em São Paulo, a movimentada Avenida Augusta, na Consolação, ganhou este mês a Cochilo, também especializada em cabines para sonecas de 15 minutos a uma hora. Isolamento acústico, músicas relaxantes e luz negra são usados para ajudar o sono.
A ideia da cabine é interessante. Já acordei várias vezes na estação de metrô errada porque dormi no vagão — conta o gerente de lojas Conrado Carvalho Pinto, que testou o serviço.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário