terça-feira, 24 de julho de 2012

Treinamento é capaz de ensinar o cérebro a ampliar o foco da atenção

Todo mundo já passou pela estranha experiência de, em um piscar de olhos, perceber a presença de alguma coisa, ou mesmo de uma pessoa, que parece surgir do nada. Essa é uma condição comum, que pode render sustos ou situações mais graves, como um acidente de trânsito — ainda que não esteja distraído, o motorista, às vezes, não registra a imagem de um obstáculo.
 Chamado de atenção intermitente ou AB (sigla em inglês), o fenômeno está relacionado ao fato de que, quando dois ou mais objetos aparecem em uma sequência muito rápida — frações de segundo —, a visão se concentra na primeira imagem. As seguintes só serão identificadas depois de um tempo de atraso.
Até agora, acreditava-se que essa característica natural da percepção humana não tinha conserto. Um grupo de pesquisadores liderados pela Universidade de Brown, nos Estados Unidos, porém, descobriu que, com treino, é possível melhorar a atenção e visualizar objetos normalmente despercebidos.
 De acordo com Takeo Watanabe, professor do Departamento de Ciências Psicológicas, Linguísticas e Cognitivas da instituição, o achado é importante não só para que qualquer um seja capaz de enxergar melhor o mundo à sua volta. “Ao constatarmos que um treinamento pode melhorar essa função, abrimos caminhos para novas abordagens terapêuticas de distúrbios, como deficit de atenção e doenças neurodegenerativas, ou para a recuperação de pessoas que sofreram algum dano cerebral”, enumera.
A atenção intermitente foi descrita em 1987 e, desde então, pesquisadores tentam entender o fenômeno e encontrar uma forma de, ao menos, minimizar o atraso na percepção entre um objeto e outro. Embora frações de segundos pareçam pouco tempo, é dentro de pequenos intervalos como esses que o cérebro processa as informações obtidas pelos órgãos sensoriais. Para se ter uma ideia, um estudo da Universidade de Harvard publicado há três anos na revista Science mostrou que, durante um diálogo, bastam 200 milésimos de segundo para o órgão escolher a palavra adequada e a forma gramatical em que deve ser inserida.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança