
Começa hoje e vai até o dia 30 de abril o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. No Rio Grande do Norte, 253 mil contribuintes devem enviar o documento.
A entrega da declaração poderá ser feita pela internet, por meio do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou por meio das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, onde será possível entregar a declaração salva em disquete, para envio durante o expediente bancário. O programa para preencher a declaração e outras informações já estão disponíveis no site da Receita.
Para preencher a declaração, é preciso fazer o download do programa. Contribuintes que receberam em 2011 rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 23.499,15 são obrigados a entregar a declaração. Aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a 40.000 reais também são. [Outros casos que obrigam a entrega e respostas a outras dúvidas estão listados no site da Receita, no seguinte endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2012/default.htm].
O Imposto de Renda Pessoa Física é hoje o segundo tributo federal mais arrecadado no Rio Grande do Norte, representando 20% dos valores recolhidos pela Receita Federal no estado. O primeiro é o Cofins, repassado pelas empresas, com participação de 26%.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário