O Rio Grande do Norte exportou durante o ano de 2011 um montante de U$ 281,2 milhões, uma queda de 1,2% em relação ao ano de 2010, quando as exportações alcançaram U$ 284,7 milhões. De acordo com dados da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) o melão voltou a ser o principal item da pauta externa, com vendas de U$ 50,6 milhões, registrando um crescimento de 10,6% em relação ao ano de 2010, com U$ 45,7 milhões exportados.Outro dado positivo para os produtores do melão foi o aumento no preço médio de venda para o mercado externo. Enquanto em 2010 foram comercializadas 71,5 mil toneladas, em 2011 foram 72,1 mil toneladas. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Comercial da Sedec, Otomar Lopes Cardoso Júnior, isso significa que o volume exportado aumentou em apenas 0,9% e o valor médio do melão teve um incremento de 9,6%
| |
"O melhor preço obtido é resultado também de uma política de oferta de produtos com maior valor agregado (melão com melhores preços no mercado comprador), uma estratégia que osprodutores do estado anunciaram em anos anteriores como alternativa à crise do consumo, de produzir melões mais selecionados com melhores preços", analisa Otomar Cardoso.
Em segundo lugar na pauta, a castanha de caju movimentou U$ 50,2 milhões em 2011 com um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior. Cerca de 60% do volume vendido no exterior teve como destino os Estados Unidos, maiores compradores mundiais do produto. Canadá, Reino Unido e Holanda também figuraram como mercados importantes para o produto potiguar.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário