
Faltando pouco mais de um mês para o Natal, a taxa de fortalezenses  endividados ainda é alta, o que pode comprometer o poder de compra nas  festas de fim de ano. Neste mês, 60,8% dos consumidores da Capital  cearense possuem algum tipo de pendência financeira. O índice é superior  ao verificado em novembro de 2010 (54,3%), porém, inferior ao patamar  de outubro deste ano (66,4%). Os dados foram divulgados ontem pelo  Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), por meio da  Pesquisa do Perfil de Endividamento do Consumidor de Fortaleza,  realizada em parceria com o Banco do Nordeste (BNB).
O pagamento  da primeira parcela do 13º salário, que deve ser depositada aos  trabalhadores até o dia 20 de novembro, deve trazer novo ânimo ao  varejo. "Com a injeção do 13º salário na economia, acreditamos que tanto  a taxa de endividamento, como os indicadores de contas em atraso e de  inadimplência devam recuar", afirmou o vice-presidente da Federação do  Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Ranieri Leitão.
O  indicador de dívidas em atraso apurou taxa de 21,4% em novembro, contra  21,1% no mês imediatamente anterior e 18,2% no mesmo mês de 2010. O  indicador de consumidores inadimplentes revelou índice de 6,4% (o  segundo maior patamar em 13 meses). Em novembro do último ano, havia  ficado em 5,5% e em outubro deste ano em 6,8%.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus 
Nenhum comentário:
Postar um comentário