quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
População está tendo dificuldade para tirar a carteira de identidades
Filas e demora no atendimento. Essa é a realidade enfrentada pelos potiguares que precisam emitir a primeira ou segunda via da carteira de identidade. Os transtornos são causados devido à mudança de coordenação no Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), órgão responsável pela emissão do documento. O problema acontece porque as cédulas em branco, assinadas pelos antigos diretores, foram recolhidas, pois perderam a validade. Para expedir novas identidades, é necessário a assinatura dos novos diretores. O atendimento, até sexta-feira passada, era realizado somente na Coordenadoria de Identificação (COID), na Ribeira.
Sem as cédulas em branco, as unidades do Itep existentes nas vinte e duas Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte deixaram de emitir o documento de identidade. A dificuldade ainda acontece em algumas cidades, porém, de acordo com Marcela Ferreira, coordenadora de identificação do Itep, o problema já está sendo resolvido. “Hoje (ontem) enviamos pelos Correios alguns lotes para as cidades do interior do estado. Em Mossoró e Caicó, está tranquilo. Já na capital, as unidades do Via Direta, zona Norte e Alecrim, receberam as cédulas sábado passado e estão funcionando normalmente”, disse.
Com a falta de atendimento nas Centrais do Cidadão, centenas de pessoas se dirigiram ao COID. Na tarde de ontem, cerca de cinquenta pessoas aguardavam ser atendidas. Era o caso do estudante Bruno Leonardo, de Macaíba. O jovem conta que foi à Central do Cidadão do município, mas, no guichê do Itep, não havia ninguém para atendê-lo. “Não tinha ninguém por lá. Estou precisando da segunda via da minha identidade e o jeito foi vir até aqui”. Além de ter que se deslocar até à capital, Bruno reclamava da demora. “Cheguei há vinte minutos e a senhora que me atendeu disse que não saio daqui em menos de uma hora”, informou.
Segundo Marcela Ferreira, durante o mês de janeiro, houve um aumento significativo no número de atendimentos no COID. “A média normal é de 150 atendimentos diários. Atualmente, esse número chega a 300”, relata. A unidade que funciona na Ribeira é a única onde o documento de identidade é entregue na hora. “Isso também explica porque estamos recebendo tanta gente”, completa.
A ASG Selma da Silva, tentava adquirir a segunda via da identidade de uma das suas filhas na Central do Cidadão do Centro. Lá, foi informada que o documento só seria entregue após uma semana. “Não posso esperar tanto tempo porque preciso fazer a matrícula na escola. Vou ter que ir lá na Ribeira”, disse.
Centrais estão com telefone cortadoTelefones cortados, lâmpadas queimadas, sujeira nas paredes e corredores e poucos atendentes. Quem vai à Central do Cidadão localizada no Praia Shopping, zona Sul de Natal, se depara com esse cenário. A situação se repete em outras unidades. Pelo menos no Centro e zona Norte, os telefones também estão cortados. De acordo com alguns servidores, a situação é a mesma em todo estado.
Segundo um funcionário que não quis se identificar, os telefones da Central do Cidadão do Praia Shopping foram cortados há mais de quatro meses. Há pelo menos três, ninguém faz limpeza no local. “Não fazemos nem recebemos ligação. O pessoal da limpeza também não veio mais. Está um problema sério. Tem lâmpada queimada e falta material de trabalho”, relata.
Quando assumiu o Governo do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini ordenou, através de decreto, no mês passado, o retorno dos servidores aos seus órgãos de origem. Muitos servidores estavam nas Centrais do Cidadão. “Muita gente voltou para as secretarias e por aqui ficaram vagas em aberto”, relata o funcionário.
A unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) que funciona no prédio do Praia Shopping, também está com os serviços limitados. A impressora que emite o documento de licenciamento anual está quebrada há aproximadamente dois meses. Com o problema, o documento só pode ser retirado na Central do Cidadão de Parnamirim ou na sede do Detran/RN, causando muitos transtornos aos cidadãos que necessita do serviço.Postado Por:Daniel Filho de Jesus
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Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
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