quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

População está tendo dificuldade para tirar a carteira de identidades


Filas e demora no atendimento. Essa é a realidade enfrentada pelos potiguares que  precisam emitir a primeira ou segunda via da carteira de identidade. Os transtornos são causados devido à mudança de coordenação no Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), órgão responsável pela emissão do documento. O problema acontece porque as cédulas em branco, assinadas pelos antigos diretores, foram recolhidas, pois perderam a validade. Para expedir novas identidades, é necessário a assinatura dos novos diretores. O atendimento, até sexta-feira passada, era realizado somente na Coordenadoria de Identificação (COID), na Ribeira.
Sem as cédulas em branco, as unidades do Itep existentes nas vinte e duas Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte deixaram de emitir o documento de identidade. A dificuldade ainda acontece em algumas cidades, porém, de acordo com Marcela Ferreira, coordenadora de identificação do Itep, o problema já está sendo resolvido. “Hoje (ontem) enviamos pelos Correios alguns lotes para as cidades do interior do estado. Em Mossoró e Caicó, está tranquilo. Já na capital, as unidades do Via Direta, zona Norte e Alecrim, receberam as cédulas sábado passado e estão funcionando normalmente”, disse.
Com a falta de atendimento nas Centrais do Cidadão, centenas de pessoas se dirigiram ao COID. Na tarde de ontem, cerca de cinquenta pessoas aguardavam ser atendidas. Era o caso do estudante Bruno Leonardo, de Macaíba. O jovem conta que foi à Central do Cidadão do município, mas, no guichê do Itep, não havia ninguém para atendê-lo. “Não tinha ninguém por lá. Estou precisando da segunda via da minha identidade e o jeito foi vir até aqui”. Além de ter que se deslocar até à capital, Bruno reclamava da demora. “Cheguei há vinte minutos e a senhora que me atendeu disse que não saio daqui em menos de uma hora”, informou.
Segundo Marcela Ferreira, durante o mês de janeiro, houve um aumento significativo no número de atendimentos no COID. “A média normal é de 150 atendimentos diários. Atualmente, esse número chega a 300”, relata. A unidade que funciona na Ribeira é a única onde o documento de identidade é entregue na hora. “Isso também explica porque estamos recebendo tanta gente”, completa.
A ASG Selma da Silva, tentava adquirir a segunda via da identidade de uma das suas filhas na Central do Cidadão do Centro. Lá, foi informada que o documento só seria entregue após uma semana. “Não posso esperar tanto tempo porque preciso fazer a matrícula na escola. Vou ter que ir lá na Ribeira”, disse.

Centrais estão com telefone cortadoTelefones cortados, lâmpadas queimadas, sujeira nas paredes e corredores e poucos atendentes. Quem vai à Central do Cidadão localizada no Praia Shopping, zona Sul de Natal, se depara com esse cenário. A situação se repete em outras unidades. Pelo menos no Centro e zona Norte, os telefones também estão cortados. De acordo com alguns servidores, a situação é a mesma em todo estado.
Segundo um funcionário que não quis se identificar, os telefones da Central do Cidadão do Praia Shopping foram cortados há mais de quatro meses. Há pelo menos três, ninguém faz limpeza no local. “Não fazemos nem recebemos ligação. O pessoal da limpeza também não veio mais. Está um problema sério. Tem lâmpada queimada e falta material de trabalho”, relata.
Quando assumiu o Governo do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini ordenou, através de decreto, no mês passado, o retorno dos servidores aos seus órgãos de origem. Muitos servidores estavam nas Centrais do Cidadão. “Muita gente voltou para as secretarias e por aqui ficaram vagas em aberto”, relata o funcionário.
A unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) que funciona no prédio do Praia Shopping, também está com os serviços limitados. A impressora que emite o documento de licenciamento anual está quebrada há aproximadamente dois meses. Com o problema, o documento só pode ser retirado na Central do Cidadão de Parnamirim ou na sede do Detran/RN, causando muitos transtornos aos cidadãos que necessita do serviço.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança