quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A TURMA DA MISSA

PCrônica.com
PAULO CESAR BRITO-POETA/ESCRITOR AREIABRANQUENSE

Pelos idos dos anos 70, ainda conheci o mais carismatico e respeitado pároco da nossa querida Areia Branca, o reverendo Cônego Ismar Fernandes de Queiroz. Aquele a quem na pia batismal batizou-me com o nome de Paulo César de Brito, no dia 29 de abril de 1972. Invocando santos, anjos e arcanjos da santa igreja católica, sobre as bênçãos da santíssima trindade. Tendo como padrinhos de batismo, o casal Edvaldo e Judite de seu Zeca Cândido.
 Quando criança tive a honra de acompanhar  a chegada dos primeiros filhos de Dom Bosco os padres salesianos, digo, Giuseppe Venturelly, Breno Guastalla, Bernardo Roana e o Irmão Antonio Cibin. Era com o irmão Tony com quem eu tinha mais afinidade. Pois ele cuidava de um grupo de crianças e adolescentes. Foi através de Tony que entrei no grupo de acólitos, coroinhas hoje. Entre os participantes do grupo lembro-me bem da pessoa de, Chico de Olga, Raimundo Felipe (Padre Raimundinho), Francisco de Assis (Padre), os irmãos César e Ricardo, Marcelo Bigú, Iraney Araujo (bebé), e Montegomery Rebouças.  
 Daí, o gosto para participar da santa missa. Mesmo depois que deixei de participar do grupo de coroinhas. Encontrei uma turma que aos domingos de manhã ou à noite íamos a missa na igreja matriz. Era Reginaldo, Ronaldo e Pegum de seu Miguel de Panta, e Chiquinho de dona Raimunda Malaquias. Juntos fizemos a catequese dos jovens no Centro Juvenil Dom Bosco no ano de 1988, foram os nossos catequistas Cláudio e Anna Rosa Bonvicini, casal italianos que cuidaram do Centro Juvenil de 1985 á 1988. 
  Os anos foram se passando e parte da turma já não queriam mais ir à missa. Eu continuei a ir dessa vez só. Mais Deus planejava para minha uma outra turma bem melhor, que a de antes. Num é que em 1993, surgiu Regi Clesia, Nelineide, Francisca e Neliana, a qual batizamos a turma com o nome “A turma da Missa” todos os domingos fielmente, lá estávamos todos nós, cheirosos e bem arrumados para participarmos da missa das crianças pela parte da manhã, por que a noite confesso, queríamos mesmo era paquerar ou namorar. De uma coisa era certa, realizávamos primeiro a devoção, e depois a diversão.
 Já adultos e cheios de responsabilidade na família e no trabalho, pois muitos já não tinha mais tempo disponíveis para ir a missa. Pois na verdade não há nada que impeça de um bom tempo para Deus. Coisas do ser humano, com desculpas esfarrapadas. A turma que fazem parte dos grupos da igreja católica hoje, já não são mais os mesmos, tudo mudou. O que nos resta recordar, é que depois da santa missa a nossa turma saiamos brincando pelas ruas da cidade, fazíamos lanches em alguma lanchonete ou na casa de alguém da turma. E como era domingo umas das opções era irmos à praia.
 De uma coisa se comprometemos de verdade, mesmo sem irmos há anos assistir a missa.  O nosso compromisso foi de rezarmos uns pelos outros, com forma de agradecimento a Deus por nossa grande amizade. Penso eu que não mais existe, aquela turma que vai a missa dominical, como a nossa ia no passado. Saudades da minha turma da missa.
Postado Por:Paulo Cesar Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança