sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Morre em Areia Branca aos 93 anos professora Chiquita do Carmo



Faleceu nesta manhã de quinta-feira, 27, a educadora aposentada Francisca do Carmo Nepomuceno, mais conhecida como dona “Chiquita do Carmo”.


Ela tinha 93 anos e morava na cidade de Areia Branca na rua Francisco Ferreira Souto(foto) no centro da cidade. e vinha enfrentando problemas de saúde.

A prefeitura de Areia Branca, decretou luto oficial por três dias no âmbito do município, pelo falecimento da eterna educadora, pessoa muito querida na cidade e que gozava de prestígio junto a todos os segmentos.o feretro de dona Chiquita está sendo velado  no colégio Brito Guerra escola que ela ensinou por muitos anos
. O sepultamento de dona Chiquita será na manhã desta sexta feira 28 de Janeiro as 09:00h no cemiterio da cidade.

Do Blog - Saudades da minha querida professora,madrinha e vizinha:

Francisca Amélia do Carmo Nepomuceno(Chiquita do Carmo)

Lembranças de Areia Branca - Dona Chiquita Carmo 
Inicio da década de quarenta chegava a Areia Branca aquela moça esguia de cabelos curtos e pretos, usando óculos de lentes escuras e arredondadas, hospedando-se na casa de tio Luiz Batista, dali só saindo para matrimoniar-se com Raimundo nonato Nepomuceno, carinhosamente "Didico". 
De Origem católica, logo se filiou à Congregação das Filhas de Maria, fazendo parte do coro da igreja. Voz de soprano, chamava a atenção pela entonação afinada, destacando-se dentre as vozes do templo cristão. Nas procissões não era diferente. Na antiga Rua Dr. Almino, hoje Dr. Manoel Avelino, se vinha numa das filas do cortejo religioso, mais ou menos em frente a casa de seu Dimas Ramos, lá da esquina da loja de seu Pedrinho Leite, sua voz era ouvida com clareza, cantando hinos, quer fosse o "Queremos Deus", ou "Com minha mãe estarei", ou ainda aquele que dizia "Nesse dia oh Maria nós te damos nosso amor". E os meninos comentavam: "essa voz, a mais alta, é de dona Chiquita". Com sua bela voz marcou presença nas procissões do "Senhor Morto", do "Encontro", de "Ramos", de "Corpus Christi", de "Nossa Senhora dos Navegantes", e de "Nossa Senhora da Conceição". 
Ouvi-a, certa vez, na casa de tio Luiz cantarolando o fox "Renuncia", de Roberto Martins e Mario Rossi, na interpretação de Nelson Gonçalves, grande sucesso de 1942. Até hoje, quando escuto esta canção se faz presente na minha mente a figura querida de Dona Chiquita. 
Se sua voz se fez admirada, maior admiração conquistou aquela moça franzina como professora, que logo granjeou o bem querer não só dos seus alunos, mas de toda Areia Branca. Esse afeto que contagiou a todos, se estende até aos dias de hoje. 
No Grupo Escolar Conselheiro Brito Guerra, ou na sua Escola particular do "beco da galinha morta", era querida pelos seus alunos que lhe tinham verdadeira devoção ante a maneira carinhosa e respeitosa como os tratava. 
Aqui dou uma arriscada: dos filhos de Areia Branca daquela época formados em qualquer categoria profissional como Medicina, Engenharia, Advocacia, Odontologia, Jornalismo, Oftalmologia, Contabilidade, Bioquímica, é difícil o que não tenha recebido os fluidos da sabedoria desta tão querida professora. 
Desconheço se Areia Branca já lhe rendeu a homenagem da qual se fez credora. Se não, está na hora de faze-lo, convocando seus ex-alunos espalhados por esse Brasil imenso, para se fazerem presentes a esse preito de gratidão. Bem que merece Dona Francisca Amélia do Carmo Nepomuceno.que DEUS a tenho num bom lugar ao seu lado.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança