quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A BANDA MARCIAL

PCrônica.com
PAULO CESAR BRITO-POETA/ESCRITOR AREIABRANQUENSE
Ao conversar com alguns amigos conterrâneos, lembramos da nossa participação na maior e melhor banda marcial do Estado do Rio Grande do Norte. A Banda Marcial de nossa cidade.
No ano de 1992, ao retornar-me do serviço prestado a nossa pátria através do exercito brasileiro, e de volta ao meu velho e amado torrão, resolvi descansar daquele desgastante tempo da farda verde oliva. Quando foi no mês de março precisamente ali na travessa dos calafates, ouvir o ecoar dos sons das cornetas, misturando aos sons dos bombos, surdos, pratos e taróis. Era a banda marcial do município que se aproximava. Os componentes tocavam com galhardia e muito amor os dobrados, e realizavam magníficas evoluções, sobre o comando do maestro e professor Severino Pereira.
Não custou muito, e logo engressei-me na banda, quando sua sede ainda era ali por traz do hospital maternidade, em um prédio pertencente a Valdecir Nunes “Cizinho”. De cara o Professor Severino ofereceu-me uma corneta “fá”. Logo, logo dominei muito bem o referido instrumento musical.
Em seguida a banda marcial teve que se mudar de sua sede para um outro local, de onde não deveria ter saído nunca, da Escola Técnica de Comercial, hoje Escola Municipal Professora Geralda Cruz, lá sim, que era seu verdadeiro lugar de origem. Os ensaios aconteciam a todo vapor de segunda á sexta-feira, sempre nos horários das 17:30 ás 19:00 horas, com a participação em massa dos componentes, sem faltar um se quer. Pois todos amavam o que faziam.
Não faltavam convites para participarmos e abrilhantarmos eventos em outras cidades circunvizinhas como, Macau, Assu, Carnaubais, Porto do Mangue, Grossos, Tibau, Mossoró e Serra do Mel. Isso sem esquecer que participávamos também de todos os eventos que aconteciam na salinésia. Inclusive no ano de 1993, a banda marcial se transformou em uma orquestra de frevo para abrilhantarmos o sábado de Zé Pereira daquele carnaval.
Infelizmente em março do ano de 1997, fui surpreendido com a noticia da morte do Maestro e amigo Professor Severino Pereira, que aconteceu no dia 02/03/97. No momento estava estudando em Salvador-BA, realizando estudos sobre a convivência comunitária com a participação de adeptos de diversas religiões. Fiquei triste pela perda do amigo “Severa” como era carinhosamente chamado pelos seus amigos e por que não dizer seus “filhos” que participavam da banda?
Ao assistir aos espetáculos de desfiles da emancipação política do município, vejo que a banda marcial do professor Severino não passará mais por ali, os tambores emudeceram, os taroís pararam de rufar, as cornetas e cornetões não soaram mais. Verifiquei e cheguei à conclusão que junto a sepultura do maestro Severino, foi sepultada também a banda marcial de Areia Branca.
Severino espero que você esteja maestrando uma nova banda marcial. só que desta vez composta por anjos celestes. Realizando maravilhosos dobrados e bonitas evoluções. O que nos resta dizer daqui, é que um dia nos veremos no reino do pai celestial. Ao mestre, maestro, e amigo professor Severino. Que Deus lhe dê o reino dos céus por descanso. Descanse em paz amigo. Dia de saudades de Severino e por que não dizer também da banda marcial.
Postado Por:Paulo Cesar Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança