Cuba amanheceu este sábado sob um clima de tristeza pela morte da maior liderança política do país e, talvez, um dos maiores líderes mundiais dos últimos anos, Fidel Castro. A morte de Fidel foi anunciada na televisão estatal cubana pelo irmão dele, o presidente de Cuba, Raul Castro, que decretou luto oficial de nove dias no país. O governo cubano anunciou que o funeral de Fidel será no dia 4 de dezembro, no cemitério Santa Efigência, na cidade de Santiago de Cuba, onde chegarão após percorrer a ilha por quatro dias, de quarta-feira a sábado, partindo de Havana.Ao anunciar a morte de Fidel, Raul Castro afirmou: “Com profunda dor, compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da América e do mundo, que hoje faleceu o comandante e chefe da revolução cubana Fidel Castro Ruz. Em cumprimento a vontade expressa do companheiro Fidel seu corpo será cremado. Até a vitória. Sempre”.
"Durante a vigência do luto nacional cessarão as atividades e os espetáculos públicos, ondeará o pavilhão nacional a meio o mastro nos prédios públicos e estabelecimentos militares", segundo o texto difundido pela imprensa estatal.
A peregrinação de aproximadamente 1.000 km acontecerá no sentido inverso ao feito por Fidel na "Caravana da Liberdade" em 1959 de Santiago de Cuba, após proclamar o triunfo de sua revolução, informou a comissão organizadora dos funerais.
Fidel
Castro é, mesmo tempo, adorado por muitos cubanos e também odiado por
outros tantos que se exilaram principalmente nos Estados Unidos para
fugir do regime socialista implantado durante a revolução cubana,
liderada pelos irmãos Castro. Milhares de cubanos que moram
principalmente em Miami, nos Estados Unidos, a morte de Castro. Eles
saíram às ruas.
Está previsto um grande ato de despedida nesta
terça-feira na Praça da Revolução de Havana, coração político da ilha,
onde serão expostas as cinzas do pai da revolução cubana na segunda e na
na terça-feira.Outro grande ato acontecerá no sábado na Praza Antonio Maceo, de Santiago de Cuba, a 960 km da capital cubana e considerada o berço da revolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário