
O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou à Justiça o homem que agrediu um médico dentro da unidade de saúde de Tibau do Sul, no litoral Sul do estado, em dezembro do ano passado. De acordo com a denúncia oferecida nesta terça-feira (14), o MP pede a condenação de Guilherme Mendes de Faria por 4 crimes. As agressões de Guilherme ao médico foram filmadas e ganharam destaque no Jornal Hoje da TV Globo.
Na denúncia, o MP pede a condenação de Guilherme por lesão corporal leve, aumentada pela vítima ser idoso, constrangimento ilegal na forma tentada, dano ao patrimônio público e desacato a autoridade. Além disso, o agressor também está sendo denunciado por contravenção de perturbação ao trabalho e ao sossego. Somados os crimes, a pena pode ultrapassar 8 anos.
De acordo com o promotor de justiça de Goianinha, Sidartha John Batista da Silva, apesar dos crimes serem de natureza leve, a soma da pena de todos impede que o processo seja suspenso ou que haja transferência penal. Sendo assim, Guilherme terá que responder criminalmente pelas agressões.
“O caso gerou essa repercussão pela desproporção de um jovem agredindo um idoso, mas também porque tem um vídeo mostrando como aconteceu. O vídeo é muito forte e demonstra que, às vezes, o crime previsto no Código Penal não revela a gravidade do fato na vida real”, relatou o promotor. Apesar da comoção gerada pelo caso, Sidartha garantiu que a denúncia oferecida pelo MP foi formulada oservando em critérios técnicos.
Após a denúncia, cabe agora à Justiça analisar o pedido do Ministério Público. Caso a denúncia seja recebida pela Justiça, o acusado vai ser notificado e terá um prazo de dez dias para apresentar a defesa.
O caso
O suspeito do crime foi até a unidade de saúde de Tibau do Sul, no litoral Sul do RN, na noite do dia 4 de dezembro para receber atendimento médico. Ele reclamou da demora e agrediu o médico de plantão, Antônio Andrade. Guilherme chegou ao local com um ferimento na cabeça acompanhado com por outro homem que se identificou como cirurgião. Os dois se dirigiram ao médico Antônio e pediram para utilizar a sala de atendimentos para realizar um procedimento.
Antônio Andrade autorizou que o cirurgião utilizasse a sala para tratar o agressor, no entanto, apenas depois que ele acabasse de atender uma paciente que já estava na sala. Segundo o relato dos funcionários, foi neste momento que o homem assumiu uma postura agressiva e começou a bater no médico.
O homem agrediu o médico com socos e chutes no corredor da unidade de saúde e continua a bater no médico mesmo depois dele cair no chão. As agressões só pararam quando o homem foi contido por outros dois homens.
A Polícia Militar foi acionada e conduziu o agressor até a Delegacia de Plantão de Nova Cruz, município da região Agreste do estado, responsável pela área de Tibau do Sul. De acordo com a Polícia Civil, foi registrado um Termo Circustanciado de Ocorrência (TCO). No entanto, no dia 10 de dezembro, a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar as circunstâncias das agressões.
Após as agressões, Guilherme Mendes chegou a divulgar uma nota em que se dizia arrependido e pede desculpas pelas agressões. "Não tenho como fazer o tempo voltar atrás para apagar e evitar meu ato", diz a nota.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário