domingo, 3 de abril de 2016

Avanço da gripe H1N1 no país altera hábitos de prevenção


  Depois da dengue, da zika e da microcefalia, é a vez da gripe A, causada pelo vírus H1N1, assustar os brasileiros. Concentrado em São Paulo, o surto da doença, que já matou 46 pessoas no país nos três primeiros meses do ano, tem colocado cariocas e fluminenses em alerta, após a confirmação, na última semana, da morte de um morador da Região Metropolitana. Com o sinal vermelho aceso e a proximidade do inverno, quando os casos tendem a aumentar, começou uma corrida às clínicas particulares de imunização, em busca da vacina, considerada a maior arma contra a doença Mas especialistas alertam que, além da vacinação, é possível evitar a doença com hábitos simples, como lavar bem as mãos.
A médica Nancy Bellei, da Sociedade Brasileira de Infectologia, lembra que é preciso evitar o contato com pessoas gripadas. “Estas, aliás, devem suspender as atividades de rotina como trabalho e estudos, afim de evitar a propagação do vírus em locais com aglomeração”. Manter a imunidade boa também é importante. Por isso, segundo ela, praticar exercícios físicos, ter alimentação saudável e sono regular também são importantes para a prevenção.
Moradora de Xerém, em Duque de Caxias, Ana Carolina Almeida, de 30 anos, mãe de Gustavo, 11, já tomou as precauções. “Caso eu não consiga a vacina na rede pública eu vou buscar na particular. Mas já intensificamos os costumes de lavar as mãos e na limpeza da casa. Álcool em gel não vai faltar na bolsa, também sempre carrego lenços umedecidos”, conta ela. Idosos como Maria da Penha de Jesus, 70, mãe de Ana Carolina, já aguardam, ansiosos, pela nova campanha de vacinação, que deve começar dia 30 na rede pública.
Crianças de seis meses a 5 anos e idosos a partir dos 65 estão no grupo de risco para a gripe A. Especialista em Imunologia e um dos pesquisadores envolvidos no estudo sobre a relação entre grávidas e o H1N1, pela Universidade de Mumbai, Marcello Bossois aponta para o fato de que as gestantes são mais frágeis aos vírus da Influenza A. “A pesquisa demonstrou que existe um fator imunológico que pode piorar a situação da gestante. É importante que haja cuidado redobrado”, explicou Bossois, que é coordenador técnico do Brasil Sem Alergia.
Também estão entre os grupos com risco de maior complicação mulheres no pós-parto, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e da área da saúde e povos indígenas.
Entre os sintomas, estão dores articulares fortes, dores de cabeça e garganta, tosse seca, coriza, febre acima de 38,5 graus, e, nos casos mais graves, insuficiência respiratória, choque, e até a morte. “Além dos sintomas da gripe comum, a gripe A (H1N1) pode evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), então, torna-se importante o investimento em prevenção”, avalia o otorrinolaringologista Rodrigo Pêgo.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança