terça-feira, 15 de março de 2016

Natal amplia atendimento na Saúde com nova maternidade

Maternidade Dr. Araken Pinto é nova referência em partos humanizados na rede pública de Saúde em Natal (Foto: Marco Polo/Prefeitura do Natal)  
Quando se fala de atendimento materno-infantil, a rede pública de Saúde de Natal merece destaque pelas melhorias que vem recebendo. A estrutura nesse tipo de serviço está sendo ampliada pela atual gestão da Prefeitura. Depois da reabertura da Maternidade Leide Morais, na Zona Norte, há um ano, a mais recente novidade na área é a inauguração da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto.
Localizada na rua Coronel Juventino Cabral, no bairro do Tirol, a maternidade está funcionando desde a semana passada. Ela dispõe da estrutura ampliada da antiga Maternidade das Quintas, que cuidará agora de casos de atenção básica. A Maternidade Araken Pinto tem 37 leitos de internação e Centro Cirúrgico com duas salas. A capacidade é para realizar, em média, 300 atendimentos por dia e 600 partos por mês. Já no mês de abril, o número de leitos da unidade será ampliado, chegando a 40.
O prefeito Carlos Eduardo destaca que a entrega de mais esse equipamento reforça o atendimento da rede pública municipal de saúde. “Nossa gestão vem inaugurando UPAs, hospitais e maternidades com serviços, profissionais e infraestrutura que não deixam nada a desejar em comparação com os que são prestados na rede privada de saúde. A Maternidade Dr. Araken Pinto conta com equipamentos de última geração que fazem com que a unidade passe a ser referência de assistência de saúde para as futuras mamães”, avalia.
Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, a estrutura é mesmo um diferencial da nova maternidade. Comparando com a estrutura oferecida antes na Maternidade das Quintas, ele aponta a ampliação do número de leitos e a melhoria na qualidade de atendimento, com mais comodidade para todos, profissionais, pacientes e bebês. “O antigo prédio da Maternidade das Quintas tinha capacidade para 27 leitos. Com a Maternidade Dr. Araken Pinto, haverá uma elevação de mais de 30%. Natal precisava disso, de uma maternidade central, que tem fácil acessibilidade para ônibus, com melhor ambiência e melhor condição para o paciente, para quem usa o serviço público”, define o secretário.
A nova maternidade de Natal tem seu trabalho voltado para a assistência humanizada, o que inclui presença de acompanhante, massagens, banhos terapêuticos, exercícios respiratórios e na bola e caminhadas. Seguindo esse mesmo princípio, também serão adotadas políticas assistenciais de respeito à garantia dos direitos da mulher, ao parto humanizado e ao plano de parto.
Na Maternidade Araken Pinto, a parturiente é encaminhada inicialmente para a Sala de Acolhimento, onde passa por uma escuta qualificada e por uma classificação de risco. Em seguida, é submetida a uma das duas salas de exames, com médicos obstetras, que fazem a triagem. A assistência à mulher, desde a admissão até a alta médica, é dentro do parto humanizado, onde os profissionais desenvolvem ações alternativas de alívio da dor. A ideia da maternidade é trabalhar a gestante naturalmente, sem nenhuma intervenção de medicamentos.
Os serviços da nova unidade já estão funcionando em sua plenitude. E já merecem elogios de usuárias. Logo no dia seguinte após a inauguração, semana passada, nasceu o primeiro bebê na nova maternidade. Foi o pequeno Anthony Rafael, que virou o xodó de toda a equipe de servidores. Ele chegou ao mundo com 52 centímetros e pesando 3,5 kg. Sem conseguir tirar os olhos do filho, a dona de casa Maria Aldenise, 29, relatou ter se surpreendido com a qualidade e rapidez com que foi atendida. Ela disse que estava receosa, pois várias de suas amigas haviam tido dificuldade para ter seus filhos em outras unidades. Mas isso, ressaltou ela, não aconteceu na Maternidade Araken Pinto. “Foi um parto dos sonhos. Toda a equipe me tratou muito bem. Fui bem acolhida e assistida, e só tenho a agradecer a atenção dos médicos, dos enfermeiros e de toda a equipe da maternidade. Ainda por cima, meu filho entrou para história como o primeiro bebê a nascer na maternidade. É uma alegria”, festejou Aldenise.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança