
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, encerrou neste domingo (27) o primeiro ciclo de quimioterapia para tratar um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T-Alk positivo no Hospital Pró-Cardíaco, onde está internado. A assessoria do político afirma que ele reagiu bem às primeiras três sessões de aplicação, que acontecem desde sexta (25).
“Estou bem. Agradeço, mais uma vez, as manifestações de carinho que tenho recebido e desejo a todos feliz Páscoa”, informou Pezão.
O tratamento do governador do RJ durará de seis a oito ciclos de tratamento que duram 21 dias cada um, sendo três deles de quimioterapia e 18 dias de descanso.
O governador está internado desde o dia 12 de março no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, e continua sem poder receber visitas. Ele deve ter alta hospitalar desse primeiro ciclo de tratamento na terça-feira (29), data em que completa 61 anos de idade. Ele ficará licenciado durante 30 dias para iniciar o tratamento. Na tarde desta quinta (24), o governador fez um procedimento para inserir um cateter debaixo da clavícula, por onde receberá a quimioterapia.
Na quinta (24), o governador convocou uma coletiva de imprensa para informar que havia sido diagnosticado com linfoma não-Hodgkin. O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer no sistema linfático que afeta o sistema de defesa do organismo.
O intervalo entre os ciclos de tratamento é de 21 dias, pois o organismo sofre os efeitos da quimioterapia. "Isso não quer dizer que ele precise ficar isolado. Porém, temos que reconhecer que é uma situação diferente, de acordo com as necessidades do cargo. Estamos conversando sobre isso", disse o oncologista Daniel Tabak, ressaltando que o tratamento, ao todo, deve durar entre seis e oito meses.
Durante a coletiva, Pezão garantiu que vai enfrentar a doença com determinação e firmeza. "Tem coisas piores na vida. Tem coisas que Deus dá para a gente porque sabe que somos capazes de carregar. Eu sei que vou passar por isso daí e vou acabar mais forte", afirmou.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário