sábado, 27 de fevereiro de 2016
Pesquisas buscam aumentar cultivo de ostras no RN
Até o fim do mês, o Rio Grande do Norte deve produzir mais 70 mil novas sementes de ostras da espécie Crassostrea rhizophorae, que popularmente é conhecida como ostra preta, e distribuir para Alagoas, Paraíba e Sergipe.
De acordo com o Sebrae, os exemplares serão cultivados em estuários dos quatro estados do Nordeste, dentro das ações do programa Aquinordeste, que foi desenvolvido para aumentar a produção e a competitividade de produtos da aquicultura em toda a região. “Vamos testar a evolução dessas sementes em diferentes estuários e verificar os estados que reúnem as melhores condições para o cultivo da ostra preta”, explica Marcelo Medeiros, gestor do Aquinordeste do Sebrae no estado.
A pesquisa é realizada com distribuição de 55 mil sementes de ostras em estruturas montadas no estuário. Os testes pretendem analisar o crescimento e reprodução das ostras mediante a utilização dos sistemas tradicional, em que as sementes são colocadas em estruturas semelhantes a travesseiros, o flutuante, de origem canadense, e o BST, que é bastante aplicado na Austrália.
O estudo tem duração de 18 meses e está sendo acompanhado por renomados técnicos especializados no setor da aquicultura. Mensalmente, uma equipe visita o local para acompanhar o crescimento das ostras e verificar os índices de mortalidade das espécies. Os resultados serão divulgados em novembro, durante o Congresso Aquinordeste, que será realizado em Fortaleza, no Ceará.
“A cadeia da ostreicultura [criação de ostras] ainda não é bem explorada no Nordeste. A região tem um potencial fantástico por conta da grande quantidade de água salobra e esperamos que estudo possa nos ajudar a dinamizar ainda mais a atividade. A ideia é que possamos ter uma ostra diferente daquela que é produzida em Santa Catarina, hoje o principal mercado produtor e consumidor do país, e dessa forma conquistarmos o público”, explica Lúcia Alves, gestora do Aquinordeste em Sergipe.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário